Regras de etiqueta: como se comportar em uma viagem de negócios para a China

Regras de etiqueta: como se comportar em uma viagem de negócios para a China

Você já pensou em chegar em um país diferente, do outro lado do atlântico, e não conseguir alcançar nenhum resultado porque seu comportamento não agradou? Pois é! Dependendo do país, as regras de etiqueta são essenciais, principalmente na China.

Por isso, neste post, preparamos as melhores dicas de regras de etiqueta exigidas durante uma viagem de negócios para esse país oriental!

Com a abertura do mercado nos últimos anos, a exportação do Brasil para o país chinês aumentou e chegou a 20% da produção. Logo, as chances de conseguir negociar com os chineses também cresceu, então, saber como se portar na frente deles é imprescindível. Confira nossas dicas!

O que preciso saber sobre as regras de etiqueta na cultura chinesa?

Na China existem dois conceitos básicos que se inserem no mundo dos negócios: Guanxi e Face. Esses preceitos estão ligados à relação entre pessoas. Vejamos seus significados:

  • Guanxi: quanto mais bem-visto entre os chineses maiores as chances de ter um Guanxi, ou seja, uma relação de confiança.
  • Face: este conceito seria o oposto do anterior, pois está ligado a perda de prestígio.

Outra marca da cultura chinesa, extremamente importante em negociações, é o silêncio. Para os chineses, o silêncio é necessário para pensar com mais clareza, refletir e considerar. Portanto, quando em uma reunião houver um momento desses, não interrompa ou apresse uma resposta.

Quais os hábitos e costumes mais marcantes na China?

Os chineses possuem alguns hábitos bem diferentes dos praticados no ocidente. Para você não passar por nenhum desconforto por lá, separamos algumas dicas:

  1. Cumprimente apenas inclinando a cabeça, no máximo dê um aperto de mão, mas só se o chinês levantar a mão primeiro, pois o contato físico deve ser o mínimo possível.
  2. Não fique gesticulando muito enquanto fala, um sorriso pode ser visto como deboche, então evite qualquer expressão que possa parecer desinteresse no que está sendo falado.
  3. A palavra “não” é rara de ouvir em uma negociação, geralmente eles dirão algo como “quem sabe da próxima vez”.
  4. Nos jantares, sempre é o convidado que paga a conta e gorjetas são vistas como um insulto ao Chinês. Os lugares da mesa são demarcados de acordo com a posição das pessoas na empresa.
  5. Durante as conversas é normal que perguntas pessoais sejam feitas, isso mostra um certo interesse em promover um guanxi.

Como devo agir diante de diferentes situações em uma viagem de negócios para a China?

Um profissional de sucesso pensará em todas as possibilidades de conquistar os chineses durante uma viagem de negócios para o país, por isso, aprender a língua deles é um quesito a mais na hora de conquistar o guanxi. Mas cuidado, você não precisa ter fluência, porém qualquer vacilo pode resultar em face. Esteja bem preparado!

Algumas situações desconsideradas para nós, aqui no ocidente, podem ser muito valorosas para eles, entre as mais diferentes, destacamos:

  • Cartões de visita: receba e entregue com as duas mãos, nunca ignore. Procure ler atentamente assim que recebê-lo, não faça anotações nele e não guarde no bolso da calça.
  • Troca de presentes: os chineses são supersticiosos, por isso, evite presentes como relógios ou nas cores preto e branco, pois para eles são elementos ligados à morte. Além disso, objetos cortantes podem parecer uma tentativa de cortar as relações. E só dê presentes se for para todas as pessoas envolvidas na negociação.
  • Despedidas: sempre deixe que o chinês passe à sua frente na hora de sair por uma porta ou entrar em um carro e só vire as costas depois que ele partir. E é claro, tire fotos para guardar de recordação.

O que podemos concluir é que o contato com pessoas de outros países, independentemente se acontece no nosso continente ou do outro lado do oceano, é essencial ter consciência da importância de seguir regras de etiquetas que demonstrem seu respeito pela cultura do outro.

E quando a negociação é com a China, considerar suas tradições milenares é vital para ter sucesso nas transações.

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