Todo mundo sabe que as crianças, hoje, já nascem em um mundo digital e que, por isso mesmo, a relação que elas têm com tecnologia é muito diferente da relação que os pais têm. Não é por acaso que muito tem se falado em incluir aulas de programação para crianças em escolas regulares.
Mas, muito mais do que desenvolver habilidades que se relacionam com a tecnologia e com o uso de equipamentos, a programação pode ensinar a criança a lidar com o mundo a sua volta, afinal o raciocínio lógico permite realizarmos qualquer atividade de forma organizada e racional.
Os motivos para que uma criança aprenda programação são muitos, aqui nós listamos alguns deles!
A linguagem de programação é intuitiva para crianças
Nós adultos estamos acostumados a pensar em programação e achar que se trata de uma linguagem complicada e de difícil apreensão. Mas, para uma criança, pode ser simples, lógica e intuitiva.
O ensino de programação para os pequenos é, na verdade, muito próximo do que elas já conhecem ao lidarem com jogos e brincadeiras que se baseiam em uma sequência delimitada de ações e de repetições e isso está nos jogos de videogames e nas brincadeiras de rua.
Além disso, a noção de mundo da criança é bastante racional, isto é, totalmente baseada em lógica. Basta observar a criançada em fase de aquisição da linguagem, ao aprenderem uma nova língua, ou mesmo o modo como captam rapidamente as regras de uma brincadeira.
Faz a diferença para o mercado de trabalho
Ok, ok. Seu filho ainda é muito pequeno para pensar nisso. Mas fazer com que ele aprenda programação é uma forma de prepará-lo para o mercado de trabalho. E o melhor: ele vai fazer isso brincando.
Em primeiro lugar, o mercado está sempre buscado profissionais da área e, em geral, a demanda é insuficiente. Em segundo lugar, ainda que seu filho não escolha a programação como carreira, ele vai ter condições de compreender o mundo a partir da lógica. Isso significa que ele vai ter grande habilidade de resolver problemas complexos.
O mercado clama por profissionais capacitados em desenvolver problemas. Em todas as áreas.
[rock-convert-cta id=”10878″]
Programação para crianças aprimora a capacidade comunicativa
Por mais que você considere a programação uma disciplina que se relacione melhor com as matérias de exatas, o desenvolvimento que ela promove é global e se relaciona, portanto, com a capacidade comunicativa do seu filho.
A programação é uma linguagem, assim como a música – que é basicamente comunicar-se por meio de sons – e a escrita. Crianças que aprendem programação são capazes de elencar melhor os fatos ao contar uma história, ao escrever um texto no qual precisam utilizar recursos argumentativos, mas também tiram de letra a teoria musical, ao aprenderem a tocar um instrumento.
Viu só? A programação para crianças pode ser uma forma incrível e divertida de torná-la mais bem preparada para o futuro, além de ajudá-la a desenvolver seu lado criativo.
Quer saber como inserir a programação no dia a dia dos seus filhos? Entre em contato com a codeBuddy Joinville!