Intercâmbio na My Target Idiomas

Por que estudar alemão? Conheça 8 principais motivos!

Por que estudar alemão? Conheça 8 principais motivos!

Estudar alemão ou um idioma estrangeiro tem diversas vantagens, que vão desde impulsionar a vida profissional a poder viajar para o exterior sem medo de passar fome, não é? Mas na hora de escolher que língua estudar, pouca gente aposta com segurança no alemão. Afinal, quem é que encara sem hesitar o desafio de aprender esse idioma arranhado com reputação de ser um dos mais complicados do planeta?

Pois no post de hoje vamos mostrar que, apesar da fama, a língua de Kant não é assim tão difícil, e a realidade é que não faltam motivos para você vencer o medo e começar a estudar alemão! Quer ver? Então confira 8 deles a seguir!

1. Viajar pela Europa

O alemão é a língua com mais falantes nativos da União Europeia. É o idioma oficial na Alemanha, na Áustria e em Liechtenstein, além de ser idioma cooficial em Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Itália, Dinamarca, Hungria e Polônia. Ou seja, já dá para fazer uma eurotrip passando por pelo menos 10 países se você domina a língua!

Apesar de a maioria das pessoas desses países falar inglês, é muito mais legal se você puder chegar lá falando a língua materna dos nativos, não é mesmo? Sem falar que será muito mais fácil ler as placas, os rótulos de produtos no supermercado e até o cardápio dos restaurantes, o que pode facilitar muito a sua viagem!

2. Estudar alemão para fazer negócios ou intercâmbio

Além do turismo, vale lembrar que o conhecimento do alemão também pode ser útil — para não dizer necessário — para quem quer aproveitar oportunidades de estudos e negócios nos países germanófonos.

E oportunidade realmente é o que não falta: com a Alemanha na posição de país mais estável e próspero da União Europeia, quem fala alemão sai na frente em qualquer negociação internacional com o Velho Continente. E como o país também é um dos que mais investem em educação, há diversos programas de intercâmbio, bolsas e cursos para estrangeiros nas mais variadas áreas e em instituições renomadas.

3. Conquistar um diferencial no currículo

Mesmo que por enquanto você ainda não esteja pensando tão longe a ponto de se imaginar estudando ou fazendo negócios nos países de língua alemã, não há motivos para ficar esperando para aprender a língua.

Isso porque, justamente pelo fato de ser menos comum, o alemão pode trazer um diferencial incomparável ao seu currículo, tornando-o único em relação aos de outros profissionais com habilidades, digamos, mais usuais. Já pensou?

4. Ter acesso a oportunidade de trabalho em grandes empresas e multinacionais

Existem algumas empresas alemãs com filiais no Brasil que exigem que os candidatos a determinados cargos tenham o alemão no currículo. Então, se você possui conhecimento no idioma, as chances de conseguir um excelente emprego em uma empresa multinacional são bem grandes, já que este é um grande diferencial!

Empresas como BMW, Volkswagen e Bosch podem ser as próximas a entrarem em seu currículo, já pensou? E além de precisar do alemão para trabalhar no Brasil, você ainda tem chances de ser transferido e, quem sabe, estudar alemão e ir trabalhar na Alemanha um dia! Uma ótima oportunidade, né?

informações alemão

5. Abrir novas portas na carreira

Aliás, não é só na hora de passar em um processo seletivo que o alemão vai fazer seu currículo brilhar aos olhos dos empregadores. O conhecimento do idioma também pode fazer toda a diferença para quem já tem uma carreira relativamente consolidada, visto que é um indicativo da sua competência e, ainda, um diferencial que abre portas para você e para a companhia em que trabalha!

Afinal, com você em um cargo de liderança, por exemplo, a empresa aumenta suas possibilidades de se comunicar com parceiros internacionais, acessar fontes de informações e ferramentas em alemão e até ganhar conhecimento ao enviá-lo para cursos e eventos nos quais esse é o idioma oficial.

Ou seja, seu conhecimento em alemão pode melhorar ainda mais suas perspectivas de carreira e ainda pode ser de grande valia para sua empresa! Esse é um ótimo argumento para usar nas próximas entrevistas de emprego, não acha?

6. Conhecer a cultura germânica no original

Até mesmo quem não está assim tão preocupado em viajar ou alavancar a carreira com o idioma ainda conta com excelentes motivos para estudar alemão.

Basta pensar em toda a riqueza cultural dessa língua para ficar com vontade de aprendê-la: da literatura à filosofia, passando por história, cinema, música e artes plásticas, sobram nomes de grandes homens e mulheres que falavam na língua de Freud, como Goethe, Klimt e Mozart, Hannah Arendt e Berlinale!

7. Consumir conteúdos que não foram traduzidos

Apesar de hoje ser muito fácil encontrar qualquer tipo de conteúdo em português ou, principalmente, em inglês — sem falar na facilidade dos aplicativos de tradução —, ainda existe muito conteúdo não traduzido em algumas línguas.

Também é muito comum encontrar conteúdos com diversos erros de tradução, por terem sido traduzidos diversas vezes, como do alemão para o inglês e depois do inglês para o português. Nesse caminho, o conteúdo pode perder grande parte de sua essência.

Se você souber alemão, terá a oportunidade de consumir os conteúdos nesse idioma de forma original, sem erros e sem qualquer mudança no sentido, além daqueles que não oferecem a opção traduzida. Já pensou, você lendo livros ou vendo filmes em alemão, daqueles que quase ninguém conhece?

8. Provar para você mesmo que é capaz

Alemão não é tão complicado quanto muitas pessoas insistem em convencê-lo, mas temos que concordar que não é a língua mais fácil do mundo. Mas se fosse fácil nem teria tanta graça assim, não é mesmo?

Com um pouco de esforço e dedicação você vai aprender um idioma que poucos brasileiros entendem, vai conhecer palavras com mais de 30 letras, caracteres diferentes, palavras que não existem em português, vai aprender a pronunciar sons que você nem sabia que era capaz… Mas você é capaz!

No começo pode ser um pouco complicado, mas logo, logo você vai perceber como é legal se superar a cada dia e aprender algo novo, algo que talvez nem você acreditava que conseguiria. E esse é um dos sentimentos mais satisfatórios do mundo!

E então, achou nossos motivos para estudar alemão convincentes ou precisa de mais? Ganhos profissionais, culturais e pessoais são apenas algumas das vantagens de aprender esse idioma tão pouco popular entre os brasileiros! Se gostou das dicas, curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

guia diferenciais para carreira

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.