Intercâmbio na My Target Idiomas

Aprenda a pensar em inglês e melhore a sua fluência!

Aprenda a pensar em inglês e melhore a sua fluência!

Na maior parte do tempo, nós brasileiros nos comunicamos em português e dificilmente precisamos pensar em inglês. A não ser em uma aula de idiomas, durante uma viagem ou em uma conversa profissional, as chances de interagirmos com alguém em inglês acaba sendo pequena. Mesmo assim, aprender a pensar em inglês faz toda a diferença no aprendizado.

Ao desenvolver esse hábito, você pode melhorar a sua fluência. Mas como fazer isso diante da nossa realidade? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aprender a pensar em inglês. Confira!

Fale sozinho

Nem sempre a gente tem alguém para conversar, ainda mais bater um papo em outro idioma, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois falando sozinho você também aprende a pensar em inglês. Aproveite que não tem ninguém por perto e crie diálogos, pratique frases prontas e fale muito — tudo em inglês, é claro.

Leia em inglês

A leitura também é uma maneira eficaz de memorizar. É como estudar para uma prova de história, em que a gente lê o livro, faz algumas anotações e depois relê essas anotações para aprender o assunto.

Com a língua inglesa, também é assim. Você lê uma música, por exemplo, faz algumas anotações (em inglês) e depois pratica, lendo tudo de novo — e até cantando, se quiser! Com isso, ainda dá para aumentar o vocabulário em inglês de forma prática.

Pare de traduzir

Você pode até sair falando sozinho por aí e ler textos, desde pequenas frases até livros inteiros. Porém, se continuar traduzindo tudo, vai chegar uma hora que isso se tornará um hábito difícil de se livrar. Não é em todo momento que um dicionário ou um tradutor online estará disponível. Além disso, a necessidade de traduzir quebra o ritmo natural tanto do pensamento quanto da fala. Então, pare de traduzir!

Assista a vídeos em inglês

Os vídeos também são ótimos para pensar em inglês. Isso acontece porque nossa memória tende a registrar melhor imagens. Se você tem uma boa memória fotográfica, ver vídeos pode ser um boa forma de ajudar o seu cérebro a registrar o novo idioma.

Reveja sua série favorita

Sabe aquela dica de assistir séries para aprender inglês? Ela também é muito bem vinda quando você quer pensar nesse idioma. A dica agora é que você reveja alguma série que gosta muito e que já viu pelo menos uma vez, pois a repetição é uma forma muito eficaz de registrar algo em nossa mente.

Procure alguém para conversar

Se você não se sente à vontade de ficar falando sozinho por aí, convide seus amigos para uma roda de conversa e desafie-os a falar só em inglês. A lógica é a mesma do português, mas, como estamos habituados com nossa língua materna, nem percebemos que estamos pensando antes de falar.

Não tente se enganar

Não adianta querer pensar em inglês e, na hora de colocar seus aprendizados em prática, ficar traduzindo o texto ou optar pelo filme dublado no cinema. A dedicação é essencial para perder o medo de falar inglês! Atitudes negativas, mesmo que pequenas, podem colocar tudo a perder.

Viu só? Pensar em inglês pode parecer difícil, mas é tudo uma questão de hábito. Usando nossas técnicas com frequência, chegará um momento em que elas acontecerão de forma tão natural que você nem vai perceber o que está fazendo.

E então, que tal já começar a pensar em inglês? Descubra algumas maneiras de oferecer ajuda no idioma e treine com as nossas dicas!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.