6 países que falam italiano como língua oficial

6 países que falam italiano como língua oficial

Apesar da importância da língua inglesa, poder se comunicar em outros idiomas é um diferencial bastante valorizado no mercado. Aprender italiano, por exemplo, te permite falar um idioma que é utilizado em 27 países, dos quais, seis são países que falam italiano como língua oficial.

Considerada uma língua românica, o italiano pode agregar na carreira e ainda possibilitar que você conheça lugares incríveis, com culinárias saborosas e culturas musicais invejáveis. Confira abaixo quais são os países que têm esse idioma como língua oficial e comece já a planejar sua viagem!

Por que aprender italiano?

Parece mentira, mas o italiano é a terceira língua materna mais utilizada na União Europeia (UE), estando na comunicação de 63 milhões de pessoas. Ou seja, sabendo esse idioma, você consegue desfrutar de uma experiência completa em uma parte considerável da Europa.

Apesar de ser uma das dez mais importantes nos negócios nos próximos 20 anos, uma pesquisa realizada pela British Chambers of Commerce identificou que o idioma italiano é um dos mais deficitários entre os empresários, demonstrando que 76% dos entrevistados não falava a língua.

Além disso, ainda há outra vantagem para os brasileiros buscarem cursos de italiano: quem fala línguas como português ou espanhol tem mais facilidade em aprendê-lo, tanto gramatical quanto oralmente. A seguir, veja só quais países têm esse lindo idioma como língua oficial.

Quais são os países que falam italiano como língua oficial?

1. Itália

A mais conhecida, a Itália é um país localizado no centro-sul da Europa. Além de ser um dos países cujo mercado está em expansão, tendo contribuído para o crescimento da valorização da língua italiana, é bastante procurado para lazer.

É um dos berços da ópera e tem o reconhecimento mundial de ser um país com pessoas alegres e comunicativas, que gostam de se reunir e fazer festas. Nestes momentos, o que não falta são pratos com molhos e queijos, como pizza, raviolli, lasanha e canelone.

2. Vaticano

Logo ali, dentro de Roma, o Vaticano é conhecido por ser o centro da Igreja Católica. Uma de suas principais atrações turísticas é a Capela Sistina, que abriga Juízo Final e A criação de Adão, as famosas obras-primas do artista Michelangelo.

Além disso, é o menor país da União Européia, com 0,44 km² de extensão e cerca de mil habitantes. O benefício é poder visitar todo o território, suas curiosidades e seus pontos turísticos em apenas um dia!

3. Croácia

Fronteiriço com a Eslovênia e a Hungria, a Croácia concentra os falantes do italiano na região da Ístria. Essa cidade fica localizada na península chamada coloquialmente de “Toscana da Croácia”.

O nome se deve aos muros que cercam o local, as plantações de uva e também à presença de uma arena semelhante ao Coliseu romano, criado em 68 d.C, onde ainda persistem apresentações de teatro, música e dança.

4. Suíça

Lá, o italiano é o terceiro idioma mais falado. Apesar do pequeno território, a Suíça é mundialmente conhecida por seus chocolates que derretem na boca e os relógios extremamente conceituados.

Os costumes culinários estão voltados ao consumo de queijos suíços, como Gruyère e Emmental, que proporcionam fondues incríveis — principalmente se apreciados nas paisagens dos famosos Alpes suíços.

5. San Marino

Menos conhecido que o Vaticano ou a Suíça, San Marino é um país que fica localizado no centro da Itália, próximo à Cordilheira dos Apeninos.

Com cerca de 30 mil habitantes, possui apenas 61 km² de extensão e tem o turismo como uma das maiores fontes econômicas do país. Além da cordilheira, as Três Torres de San Marino são atrativos arquitetônicos que atraem turistas a mais um dos países que falam italiano.

6. Eslovênia

Esse pequeno país do leste europeu faz fronteira com a Itália, Áustria e Croácia e é banhado pelo Mar Adriático. Possui diversos castelos, além de ser o berço do maior complexo de cavernas visitáveis da Europa.

É um país com uma rica paisagem natural, cheia de rios e lagos, ideal para raftings, passeios em bote e até banhos em cachoeiras. Uma curiosidade é que o símbolo de sua capital é um dragão verde, que remonta a antigas histórias medievais.

Gostou de conhecer mais sobre outros países que falam italiano? Deixe seu comentário e conte pra gente se isso aguçou sua vontade em aprender italiano, fazer viagens incríveis e ainda se destacar no mercado de trabalho!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.