fbpx

Nível de inglês para intercâmbio: descubra qual é o ideal!

Investir em um intercâmbio significa muito mais do que adquirir fluência em um novo idioma de maneira prática e diferenciada. Essa possibilidade proporciona aos estudantes vivenciarem importantes experiências que podem enriquecer sua vida pessoal e profissional. Porém, antes de embarcar em uma viagem, é preciso descobrir qual nível de inglês para intercâmbio é o ideal para cada objetivo.

O intercâmbio é uma oportunidade de conhecer novas culturas, fazer amigos em diferentes países, explorar novas regiões e viajar pelo mundo. Ainda,  o intercâmbio é considerado um dos melhores métodos de aprendizado de uma nova língua, e um diferencial curricular bastante significativo.

No entanto, apesar de muitas pessoas se classificarem como iniciantes, intermediários ou avançados, existe uma padronização para definir o nível de inglês para intercâmbio. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e se prepare para se aventurar nessa jornada.

Como identificar o ideal nível de inglês para intercâmbio?

Fazer uma viagem de intercâmbio é o sonho de muitos jovens, afinal, ela é classificada como uma das experiências mais incríveis quando o assunto é aprendizado. Porém, é preciso estar atento a todos os detalhes inerentes ao processo para que a vivência seja aproveitada de maneira completa.

Embora muitas pessoas acreditem que seja necessário dominar a língua inglesa para fazer um intercâmbio, a verdade é que um dos maiores atrativos da viagem é justamente a possibilidade de aprender o idioma na prática — não é para menos que existem modalidades tanto para quem não fala nada de inglês, quanto para os iniciantes.

A boa notícia é que o nível de inglês para cada experiência vai depender do objetivo do viajante — que pode ser estudar, trabalhar, realizar um intercâmbio profissional ou universitário e, o mais comum de todos, adquirir fluência na língua. Nesses casos, os tipos mais comuns são intercâmbios de estudo, business e o curso preparatório.

Alguém que pretende viajar para cursar uma especialização no exterior, por exemplo, certamente precisa de um bom conhecimento no idioma do país escolhido. Já para quem deseja embarcar com o intuito de conhecer a língua, pode apresentar diferentes níveis de inglês.

Apesar disso, para que o estudante consiga se virar melhor no país, é recomendável ter, pelo menos, um nível intermediário de conhecimento. Isso significa que não é preciso ser fluente, mas apenas saber o suficiente para fazer as principais atividades e sobreviver com tranquilidade no local e assim aproveitar muito mais a experiência.

informações inglês

 

Como se preparar para fazer uma viagem de intercâmbio?

Você finalmente decidiu realizar a viagem dos seus sonhos e agregar conhecimentos importantes para o seu futuro. O próximo passo, então, é o planejamento. Confira, a seguir, algumas dicas essenciais do que é preciso fazer antes de se aventurar em um intercâmbio.

Defina o idioma e o país

Embora o inglês seja um dos principais idiomas do mundo globalizado em que vivemos, existem muitos outros que, além de serem tão importantes quanto a língua inglesa, ainda oferecem excelentes escolas de intercâmbio como o espanhol, francês, alemão, italiano e mandarim.

Depois de determinar o idioma, é preciso definir o país de destino. Obviamente, o país escolhido deve falar o idioma que você quer aprender, porém, a decisão pelo lugar ideal vai depender de suas necessidades, objetivos e preferências.

Determine o objetivo do intercâmbio

Qual o propósito de sua viagem? Trabalhar, estudar, aprender um novo idioma ou simplesmente vivenciar uma experiência internacional? Para identificar a melhor opção para o seu caso, é preciso determinar o objetivo do intercâmbio. Dessa forma, a decisão tomada certamente será a mais assertiva possível.

Invista em um curso de línguas

Para uma vivência mais proveitosa é recomendado ter, pelo menos, um nível de conhecimento do idioma. Portanto, ao investir em um curso de línguas, você chega mais preparado no país escolhido.

Escolher uma boa escola é uma etapa fundamental do processo de aprendizagem, por isso, procure escolher uma instituição que ensine vários idiomas e que tenha vasta experiência no segmento.

Como você viu, o nível de inglês para intercâmbio pode variar de acordo com o seu objetivo para essa viagem. De toda forma, pode ser interessante se preparar adequadamente para conseguir se virar no seu destino sem maiores problemas.

Quer garantir um nível apropriado e preparar as malas? Então, entre em contato com a My Target Idiomas e conte com o apoio de uma escola reconhecida no mercado.

guia completo de intercâmbio

 

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades