Italiano para crianças: descubra agora as principais vantagens

Italiano para crianças: descubra agora as principais vantagens

A infância é a melhor fase para se aprender coisas novas, incluindo idiomas. É durante esse período de descobertas que a introdução de um segundo idioma torna-se uma tarefa mais fácil, uma vez que estão sendo formados no cérebro os circuitos de linguagem. Você sabia, no entanto, que o inglês não é a única possibilidade nesse sentido? Já parou para pensar nos benefícios do italiano na infância? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe!

Qual a melhor idade para aprender um novo idioma?

Embora não exista uma idade certa predeterminada para se aprender um novo idioma, já foi estudado e comprovado que o melhor período para que isso aconteça é, sem sombra de dúvida, a infância.

Como explicamos, é nessa etapa que estão sendo formados os circuitos de linguagem no cérebro, mais precisamente na faixa etária compreendida entre os 6 meses e os 4 anos de idade.

Além disso, o ensino de um segundo idioma quase ao mesmo tempo em que é aprendido o português permite o estímulo de uma série de fatores relacionados ao seu desenvolvimento infantil, como:

  • promoção da criatividade;
  • aumento do raciocínio e da capacidade de memorização;
  • melhora do ritmo de aprendizado;
  • aprimoramento de habilidades sociais.

Por que investir no italiano na infância?

Agora que você já entende a eficácia da introdução de uma nova língua ainda durante a infância, chegou a hora de conferir por que esse idioma deve ser o  italiano! Vamos lá?

História e cultura

A relação entre Brasil e Itália é forte e de longa data. Você provavelmente é, conhece ou já conheceu algum descendente de italianos por aí, não é mesmo?

Isso porque, durante os anos de 1870 e 1960, um número significante de habitantes do país com forma de bota imigrou em massa para nossa pátria, fugindo de um momento de crise profunda na Europa. Eles foram fundamentais na formação da cultura e da população brasileira, exercendo forte influência na arquitetura, no comércio e em outras áreas.

Nesse sentido, estudar um idioma que tem afinidade com a história brasileira certamente pode abrir um mundo para os pequenos. Se a sua família tiver origens na Itália, melhor ainda: dominar o italiano garante acesso a uma segunda cultura, da qual a criança também faz parte.

Facilidade

Deve-se levar em conta que o italiano é uma língua fácil de se aprender, já que, assim como o português, é um idioma de origem latina. Trata-se de uma vantagem e tanto para as crianças.

Vocabulário, gramática, pronúncia… tudo isso é bastante similar entre as duas línguas e, por esse motivo, é possível aprender algumas palavras e expressões quase de forma intuitiva. Sendo assim, se os pequenos mantiverem contacto contínuo com o italiano, certamente terão fluência com facilidade.

Futuro

Quando os pais introduzem um idioma na vida de seus filhos, definitivamente estão pensando nos benefícios que as crianças colherão no futuro. Com o italiano, isso não poderia ser diferente.

Ainda que exista um número menor de falantes desse idioma tão romântico quando comparado ao de falantes da língua inglesa, por exemplo, é certo que dominar o italiano na infância será um diferencial e tanto para a criança futuramente.

No que diz respeito às oportunidades de trabalho, há bastante importadoras no Brasil que estão sempre buscando por profissionais que dominem o italiano para compor seus quadros de funcionários.

Em relação à vida acadêmica, já pensou no quão incrível seria se seu filho realizasse um intercâmbio na Itália ou mesmo conseguisse uma bolsa de estudos para se formar no país da Torre de Piza? Tudo isso se torna mais fácil quando o idioma não é um empecilho — e as chances são ainda maiores para aqueles que possuem fluência.

Viu como o italiano na infância pode contribuir para o futuro dos seus filhos? Saiba mais agora sobre o curso de italiano para crianças na My Target Idiomas. Vamos adorar conversar com você. Arrivederci!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.