My Target Idiomas

Intercâmbio no Vale do Silício, por que fazer?

Intercâmbio no Vale do Silício, por que fazer?

Ter a oportunidade de fazer um intercâmbio ou imersão fora do país é uma experiência extremamente enriquecedora, independentemente do destino escolhido. Acontece que algumas localidades se destacam pelos benefícios que oferecem. Já pensou em fazer um intercâmbio no Vale do Silício?

Para quem não sabe, essa é uma região da Califórnia, caracterizada por ser o berço da alta tecnologia no mundo. Várias empresas muito famosas e valiosas nasceram ali, Além disso, a presença da Stanford University exerce um papel relevante para o ecossistema.

Quer saber mais sobre o local e aproveitar para conhecer melhor o que acontece por lá? Continue a leitura do post e descubra por que esse tipo de viagem pode agregar valor ao seu currículo!

Quais os benefícios de fazer um intercâmbio no Vale do Silício?

Antes de mais nada, conhecer o Vale do Silício já é um grande privilégio. Esse é o nome dado para uma região que abrange algumas cidades californianas, como San Francisco, Santa Clara, Palo Alto e San Jose. Embora o termo “silício” venha das primeiras empresas de circuitos integrados — como a Intel — hoje, o cenário é bem mais diversificado.

O intercâmbio é realmente uma chance de se inspirar e absorver um pouco de todo esse ambiente diferenciado. Veja a seguir algumas das vantagens de escolher o vale.

Investir em conhecimento

É praticamente impossível não sair transformado de um lugar com uma mentalidade empreendedora tão forte. As pessoas estão sempre em busca de novas ideias, exercitando sua criatividade e desenvolvendo soluções para um mundo melhor.

Essa energia é contagiante e capaz de despertar a nossa motivação que, por algum motivo, às vezes, fica adormecida. É como descobrir um novo universo de possibilidades e perceber que qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades para se dedicar a um novo projeto. É literalmente beber da fonte do conhecimento.

Sendo assim, o aprendizado do inglês é capaz de ficar até em segundo plano. Não que não seja uma ótima ocasião para adquirir vocabulário e treinar a conversação, mas pode-se dizer que a língua não é a única prioridade em um contexto tão peculiar.

Ficar por dentro das tendências do mercado

Como o Vale do Silício é um dos centros mundiais da inovação, outro benefício é ficar por dentro das novidades que estão rolando. O interessante é que isso não se restringe ao mercado de Tecnologia da Informação, que é a vertente da indústria mais famosa do local.

Hoje, existem organizações de diversos campos que atuam como ditadores de tendências e fornecedoras de ideias para o resto do mundo. Entretenimento, Esportes, Marketing, Medicina, Inovação em geral, entre muitos outros setores estão presentes, ou seja, não é um intercâmbio voltado apenas para quem trabalha com tecnologia.

Conhecer novas pessoas

Nada mais propício de viver em outro país do que o fato de conhecer pessoas, não é mesmo? Sair de casa e participar de uma imersão empreendedora como essa, é um convite para fazer novas amizades — afinal, é difícil viver 100% do tempo sozinho.

Seja na escola, seja no trabalho ou em qualquer outra situação, estabelecer novos contatos é essencial. Nesse caso, você conhecerá pessoas de vários países em sala de aula ou nos eventos que você vai participar, já que a região atrái pessoas do mundo todo há eventos gratuitos de todas as áreas profissionais diariamente.

Portanto, para quem gosta de aprender sobre diferentes costumes e hábitos, é um prato cheio. Sem contar que fortalecer o networking é super importante, e isso pode fazer total diferença para o seu futuro.

Quais os locais mais relevantes para visitar?

A maioria das pessoas que marca uma viagem para um destino diferente fica pensando em locais bacanas para visitar, certo? Mesmo sem ter uma programação bem definida, é bom buscar dicas e referências para preencher o tempo disponível com passeios legais.

Por isso, não dá para fazer um intercâmbio em San Francisco sem visitar os seus pontos turísticos. Dentre os mais tradicionais estão:

  • Golden Gate: a ponte mais famosa da cidade e cenário de muitos filmes;
  • Alcatraz: uma ilha que servia como base militar e depois virou uma prisão;
  • Pier 39: reúne lojas, restaurantes, leões marinhos e uma vista incrível;
  • Lombard Street: uma rua em zigue zague cheia de flores e mais do que agradável.

Além destes, é claro que existem muitos outros programas para se fazer. A Califórnia é cheia de belezas naturais e possui uma excelente infraestrutura para receber pessoas do mundo inteiro. Logo, planeje-se para ir às praias, parques, praças etc.

O que não pode ficar de fora da experiência é conhecer as instituições que fazem a fama do Vale do Silício. Ainda que muitas empresas não permitam o acesso às suas instalações internas, vale a pena fazer um tour geral para ver de perto os campus. Aproveite para visitar, por exemplo, o Facebook, Tesla, Google, Instagram, Yahoo, LinkedIn e a grande sede da Apple.

Para completar, a Universidade de Stanford é outra que merece uma visita. Sua estrutura é uma obra de arte e você ficará encantado com o tour guiado da Universidade, onde você pode aprender tudo sobre a instituição, sua história, inclusive como se candidatar a aluno e como funciona o auxílio de bolsas de estudo na Universidade de Stanford.

De quais eventos é interessante participar num intercâmbio no Vale do Silício?

Outro segredo para aproveitar ao máximo um intercâmbio é participar de eventos extras. Eles não fazem parte necessariamente dos seus compromissos regulares, no entanto, são valiosíssimos em seu currículo. Essa é uma forma de potencializar ainda mais o seu aprendizado e enriquecer a sua vivência.

A boa notícia é que no Vale do Silício não faltam eventos interessantes, pois há algo acontecendo todos os dias. Cursos, palestras, conferências, workshops, feiras, entre outros tipos de encontros estão sempre a todo vapor. Inclusive, muitos deles são gratuitos e é preciso ficar esperto para não perder nenhuma oportunidade. Acesse Eventbrite e Meetup ou baixe seus aplicativos para rastrear os eventos de seu interesse.

Já as alternativas pagas também merecem atenção. O investimento de alguns dólares para ter uma formação internacional no currículo, certamente, vale muito a pena. Pesquisar sobre os cursos de extensão nas faculdades ou de curta duração é uma boa.

Enfim, se você está pensando em fazer um intercâmbio no Vale do Silício, comece a buscar mais informações e aposte nesse objetivo! A região é atrativa em todos os sentidos, e certamente contribuirá muito para o seu crescimento pessoal e profissional.

E aí, que tal saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco para saber a data do nosso próximo grupo de imersão empreendedora no Vale do Silício!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.