Francês para crianças: 5 benefícios de aprender o idioma desde cedo

Francês para crianças: 5 benefícios de aprender o idioma desde cedo

A língua francesa é uma das mais aprendidas no mundo e está presente em todos os continentes. E é por isso que conhecer esse idioma é essencial para quem deseja saber se comunicar bem. No entanto, quem disse que para aprendê-lo é necessário esperar a fase adulta? Afinal, o ensino de francês para crianças pode trazer inúmeros benefícios.

Portanto, para os pais que pensam que conhecer outro idioma na infância prejudica o desenvolvimento dos filhos na língua nativa, saiba que é exatamente o contrário!

Quer entender melhor quais são essas vantagens? Então continue lendo este post!

1. Torna o aprendizado mais fácil

Já reparou que as crianças são verdadeiras máquinas de aprender? São curiosas e, em geral, muito agitadas. Basta falarmos uma nova palavra que, imediatamente, elas nos enchem de perguntas.

É justamente por terem essa fome de conhecimento que incentivá-las ao aprendizado de um novo idioma desde cedo faz com que a absorção de conteúdos seja mais fácil. Afinal, diferentemente dos cursos para adultos, o ensino voltado às crianças é feito de maneira divertida e criativa.

Além disso, assim como o português, o francês é uma língua que possui estrutura gramatical mais complexa, com diferentes conjugações e tempos verbais bem variados. Dessa forma, ao ter contato com o idioma na mesma fase em que estão aprendendo a língua materna, elas não vão sentir tanta dificuldade. Isso auxilia principalmente no desenvolvimento de uma fala mais natural e também estimula a escuta.

2. Auxilia no desenvolvimento da inteligência

Podemos destacar também que o francês para crianças é uma maneira de incentivar a inteligência e desenvolver o cérebro devido ao fato de que, por não possuírem seus conhecimentos bem formados ainda, elas vão crescer tendo mais de um idioma como referência, tendo acesso a um universo completamente diferente.

Dessa maneira, o conhecimento é estruturado por meio de uma boa base adquirida na infância, sendo que o bilinguismo estimula também a memória e contribui para esse processo. A criança que se torna bilíngue desenvolve maiores habilidades de comunicação, tornando-se apta a aprender outras línguas mais facilmente no futuro.

3. Amplia as oportunidades de conhecer novas culturas

A cultura francesa é conhecida especialmente por sua influência gastronômica e no mundo da moda, certo? Porém, os costumes e tradições desse povo vão muito além dos estereótipos e dos aspectos básicos que conhecemos.

Por isso, aprender um novo idioma também amplia as oportunidades de conhecer outras culturas. Desse modo, fazer isso quando criança é uma maneira de aumentar a visão e o conhecimento de mundo dos pequenos, para que possam até mesmo se tornar mais empáticos, pois vão ser impulsionados a ter uma concepção de que as pessoas são diferentes, sabendo respeitar as diversidades.

4. Propicia a realização de intercâmbios

Crescer dominando um idioma estrangeiro pode ser uma ótima oportunidade para que, ainda na adolescência, seja possível realizar intercâmbios em outros países, o que auxilia na obtenção de uma educação diferenciada.

Afinal, o francês não é falado somente na França, mas também no Canadá ― uma das maiores referências em qualidade de educação, e em muitos outros países ao redor do mundo, o que faz com que se tenha várias opções na hora de escolher para onde ir.

5. Favorece a entrada no mercado de trabalho

Por fim, além de ter oportunidades de realizar intercâmbios o quanto antes, ao chegar à fase adulta conhecendo o francês, não haverá problemas para conseguir empregos cujo pré-requisito seja entender bem alguma língua estrangeira.

A partir disso, é possível observar que, atualmente, o inglês e o espanhol não são mais considerados diferenciais, pois são praticamente de conhecimento obrigatório. Já o francês é dominado por poucos brasileiros e pode ser utilizado até mesmo como “critério de desempate” para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Portanto, vale ressaltar que ensinar francês para crianças não é apenas uma forma de fazê-las crescer profissionalmente, mas também ajuda os pequenos a se desenvolverem com a mente saudável e mais atenta ao mundo a sua volta.

Gostou de saber como o francês pode ajudar na formação das crianças? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro dos conteúdos e novidades!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.