fbpx

Fluência em inglês: mitos e verdades que você precisa conhecer!

Ter fluência em inglês é um dos seus objetivos? Não pense que essa tarefa é impossível ou mais difícil do que você possa imaginar! Na verdade, dominar a língua inglesa pode parecer complicado no início, mas é só uma questão de tempo e prática!

Acontece que existem alguns mitos sobre o assunto que acabam assustando as pessoas e, ainda, afastando-as dessa conquista! Será que esse é o seu caso?

Para saber o que é verdade e o que é mentira do que falam por aí sobre a fluência em inglês, continue acompanhando este texto!

É possível ficar fluente em pouco tempo

Mito. Adquirir fluência em uma segunda língua não é um processo rápido. Afinal, passamos anos estudando a Língua Portuguesa na escola, não é mesmo?

O aprendizado exige tempo e dedicação, além de abranger várias habilidades como escuta, pronúncia, gramática, escrita, leitura, vocabulário e outros. Porém, isso não quer dizer que seja algo extremamente difícil. O importante é se esforçar e evoluir aos poucos para conseguir um resultado satisfatório.

informações inglês

Estudar todos os dias é melhor do que fazer um intensivo

Verdade. A constância é um fator de grande importância na construção da fluência, permitindo que se aprenda a cada dia mais. Um curso intensivo não deixa de ser uma boa alternativa, mas pouco adianta passar por essa experiência e não continuar praticando.

Quem atinge a fluência não precisa estudar mais

Mito. Apesar de conhecimento ser um bem que ninguém é capaz de tirar da gente, a prática constante faz toda a diferença para ser fluente em inglês ou em qualquer outro idioma.

Por mais que você já tenha vivido um período intenso de aprendizagem que foi fundamental para adquirir a fluência, não deixe de continuar praticando.

Talvez você não continue fazendo aulas regulares ou convivendo todos os dias com pessoas que falem inglês, mas procure não tirar esse hábito da sua rotina. Algumas dicas para isso são: assistir filmes e seriados, ouvir músicas, ler notícias e aproveitar uma companhia para praticar de vez em quando.

Mesmo uma pessoa fluente pode ter dificuldades

Verdade. Não se engane que a fluência vai deixar as pessoas livres de qualquer problema com a língua.

Mesmo dominando muito bem o idioma, pode ser que surjam dúvidas em alguns momentos. Por exemplo, ao viajar para um país diferente, pode ser que você sinta dificuldade com o sotaque ou com as gírias daquele lugar.

Como o inglês é uma língua falada no mundo inteiro, existem muitas nuances e particularidades culturais que às vezes criam certas dificuldades. Isso é natural. Então, não se assuste e utilize outras palavras que você domina para se livrar dos eventuais impasses.

 

Só quem mora no exterior consegue fluência em inglês

Mito. Há quem acredite que apenas um intercâmbio consegue tornar uma pessoa fluente em inglês. Isto é, que o fato de morar no exterior pelo menos por um tempo é determinante para a fluência.

Só que isso não é uma verdade absoluta. É claro que esse tipo de experiência favorece muito o aprendizado, especialmente pelo contato frequente com a língua.

Contudo, você pode aprender inglês mesmo morando no Brasil ou em qualquer outro lugar. Tudo depende do seu comprometimento com os estudos. Aliás, saiba que muitas pessoas moram fora e continuam sem falar praticamente nada da outra língua.

Enfim, o que importa é a sua vontade de aprender. Ela será a sua maior motivação para ir avançando aos poucos até conseguir se virar completamente no outro idioma e se comunicar com facilidade!

E aí, o que você achou de desmistificar essas ideias sobre a fluência em inglês? Se você ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe o seu comentário ou aproveite para compartilhar a sua experiência conosco!

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades