Conheça os principais esportes de inverno praticados no exterior

Conheça os principais esportes de inverno praticados no exterior

Embora os brasileiros não estejam acostumados com a neve e as temperaturas abaixo de zero, ao redor do mundo muita gente enfrenta nevascas congelantes para praticar os famosos esportes de inverno.

Essas pessoas esperam o ano todo para a chegada dessa estação, somente para poder se aventurar nas mais diversas práticas esportivas que podem ser feitas na neve ou em ambientes que simulam lugares nevados. Mas, você já sabe de que esportes de inverno estamos falando?

É pensando nisso que, no post de hoje, vamos apresentar algumas das modalidades esportivas mais praticadas no inverno ao redor do mundo. Acompanhe!

Patinação no gelo é um dos mais populares esportes de inverno

Esse é certamente um esporte muito bonito de assistir. Os praticantes utilizam patins adaptados que deslizam sobre lagos congelados ou pistas que simulam esse efeito.

A patinação do gelo possivelmente surgiu na Europa durante épocas em que não era possível passar por cima da água congelada. Já imaginou? Foi daí que surgiram os primeiros patins, feitos com ossos de animais.

Hoje em dia é uma modalidade que também é praticada com fins recreativos por pessoas de todas as idades e em vários lugares do mundo.

Hóquei no gelo

O hóquei no gelo é bastante popular no Canadá — local onde surgiu —, nos Estados Unidos, na Rússia, na Suécia, na República Tcheca e na Finlândia. Ou seja, em países onde certamente faz bastante frio!

O objetivo se assemelha ao do futebol. Nesse esporte, também ganha o time que marcar mais gols contra o adversário. A diferença é que, em vez da tradicional bola, é utilizado o punch — um botão de borracha que é manipulado com o auxílio de um taco.

Os atletas do hóquei precisam de velocidade nos patins e roupas que os protejam. No hóquei existe bastante contato físico.

Esqui

O esqui é um esporte mundialmente conhecido. Se você ainda não o praticou, certamente já viu alguma coisa sobre ele em filmes, seriados ou programas de televisão. O nome da modalidade é também o nome das lâminas utilizadas para que seja possível deslizar sobre a neve.

O esqui conta com diversas modalidades.

  • Esqui alpino, em que os praticantes esquiam em alta velocidade desviando de obstáculos e com o objetivo de completar o percurso em menor tempo.
  • Cross country, que é praticamente o mesmo que o esqui alpino, porém em percursos mais longos.
  • Estilo livre, que surgiu nos EUA na década de 1960 como a vertente mais radical do esporte e é dividido nos estilos ski cross, halfpipe, aerials, slopestyle e moguls

Snowboard

No snowboard, o atleta desce montanhas cobertas de neve em cima de uma prancha fazendo manobras e completando percursos. Por isso, é possível dizer que o snowboard é como se fosse um surfe feito para a neve.

A prática surgiu no final dos anos 80. Nessa época, os praticantes utilizavam uma prancha de madeira com uma corda presa à extremidade — algo semelhante a um trenó. Com o tempo, os equipamentos foram aperfeiçoados e o esporte ganhou adeptos no mundo inteiro.

Skeleton é um dos esportes de inverno que pouca gente conhece

Esse é um esporte olímpico de inverno onde o esportista dá um impulso inicial por 50 metros. Logo após, se lança de bruços sobre um trenó sem freios percorrendo um circuito. O nome da modalidade se originou da palavra alemã “schlitten”, que significa trenó.

Bobsled

Se você já assistiu ao filme “Jamaica Abaixo de Zero”, vai saber do que estamos falando. O Bobsled se tornou popular graças a ele e até hoje é considerado praticamente a “fórmula 1 dos trenós”,

Para quem não assistiu ou não se recorda do filme, a modalidade é basicamente uma corrida de trenós. Esses trenós levam de dois a quatro atletas e são mais complexos que os Skeleton.

Os praticantes da frente sempre sacudiam — do verbo “bob”, em inglês — a cabeça para deixar o trenó (ou sled) mais rápido. Daí o nome do esporte. Vence a prova a equipe que conseguir descer o circuito mais rápido.

Pronto! Agora você já conhece os esportes de inverno mais praticados no exterior. Para continuar sempre por dentro de posts como esse, assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada!

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.