Intercâmbio na My Target Idiomas

Como saber se você tem direito à cidadania alemã? Descubra aqui!

Como saber se você tem direito à cidadania alemã? Descubra aqui!

Viajar para outros países pode abrir uma série de portas e ampliar a visão de mundo de quem passa por essa experiência. Nesse sentido, ter direito à cidadania alemã é uma excelente maneira de explorar esses benefícios em solo germânico sem se preocupar com vistos de turismo e com o tempo de permanência no país.

Para isso, é preciso ter ascendência alemã e preencher alguns requisitos. A partir disso, é possível usufruir de diversos benefícios, como trabalhar e estudar fora, fazer negócios no exterior, ter direito à assistência médica e lazer, trânsito livre entre alguns países da Europa e muito mais.

Se você ficou curioso para saber se tem esse direito e como obtê-lo, continue a leitura!

Como saber se você tem direito à cidadania alemã?

De forma geral, a cidadania alemã é dada nos seguintes casos:

  • descendência ou filiação;
  • local de nascimento;
  • adoção;
  • naturalização.

Os três últimos pontos são os mais claros de serem definidos e estão relacionados com uma ação ativa (adoção ou naturalização) e o próprio nascimento em solo alemão. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ter descendência desse país é uma maneira de adquirir a cidadania.

Para isso, é preciso preencher alguns pré-requisitos e comprovar, por meio de documentação, que você tem antepassados da Alemanha. Esse pode ser um processo demorado que inclui até mesmo pesquisa em cartórios alemães, por isso, é preciso paciência.

Filhos de pais nascidos em solo germânico ganham automaticamente cidadania no local. Porém, alguns outros tipos de ascendência também podem conceder o título. Para saber se você tem esse direito e requisitá-lo, é importante seguir alguns passos. Confira!

Como adquirir a cidadania?

Identifique o ancestral alemão

Nessa etapa, não vale somente confiar nas histórias de família, mas partir desse princípio. É comum ouvir que se tem um bisavô alemão e descobrir que, na verdade, o ancestral era de uma linhagem muito mais antiga.

Para ter esse direito, é preciso atender às condições:

  • ter emigrado após 1904;
  • para saída antes de 1904, é preciso não ter passado mais do que 10 anos ininterruptos fora do país ou ter realizado registro no consulado do Rio de Janeiro ou Porto Alegre a cada década;
  • se for mulher, ter emigrado após 1975, uma vez que antes dessa data a cidadania era perdida caso houvesse casamento com um estrangeiro;
  • não ter se naturalizado ou pedido cidadania voluntária em outro país;
  • não ter feito carreira nas forças armadas brasileiras (não inclui somente alistamento militar obrigatório).

Caso seu ancestral cumpra todos esses requisitos, é muito provável que você tenha direito à cidadania alemã.

Separe a documentação necessária

Após ser verificado que seu parente atende a todas essas condições, é preciso providenciar a documentação que comprove essa condição. Para isso, é necessária uma série de documentos, que incluem as certidões de nascimento desde o parente alemão até você.

No site da Embaixada Alemã é possível encontrar informações detalhadas sobre esse processo.

Dirija-se ao consulado alemão

Com a documentação em mãos, é hora de dirigir-se ao consulado alemão mais próximo. No Brasil, eles estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife ou na embaixada em Brasília. É necessário realizar um agendamento.

Aguarde a convocação

É importante estar ciente de que o processo de análise de documentos e conferência da cidadania alemã pode ser bastante demorado, levando de meses até mesmo anos. Após o fim do processo e aprovação do pedido, haverá a convocação para emitir o passaporte alemão.

Seguindo essas dicas, você será capaz de conseguir a cidadania alemã casa tenha direito a ela. A partir disso, é possível usufruir de uma série de benefícios que, muitas vezes, não se estendem somente à Alemanha, devido a tratados entre países europeus.

Se você gostou das dicas deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas entendam o processo para adquirir cidadania alemã!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.