5 dicas para você amenizar os efeitos do Jet Lag

5 dicas para você amenizar os efeitos do Jet Lag

Se você já viajou de avião para lugares distantes, certamente, sofreu com os efeitos desse longo trajeto — chegando ao seu destino, seu corpo estava cansado, o sono era grande, e o desconforto era nítido. Para que nada disso aconteça, é preciso saber como evitar jet lag.

No entanto, você já sabe exatamente o que é o tão famoso jet lag? Entende como ele age no organismo e o que fazer para amenizar seus efeitos? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura!

O que é jet lag?

Cansaço, insônia, falta de apetite, dor de cabeça, irritabilidade etc. — você provavelmente já sentiu algum ou, até mesmo, todos esses sintomas juntos após viajar de avião por longas horas, chegando a um destino com um fuso horário totalmente diferente da sua cidade ou país de origem.

Esse mal-estar é conhecido como jet leg e ocorre devido ao fato de que seu relógio biológico precisa se acostumar com essa mudança brusca de horários para voltar a funcionar normalmente.

É por isso que, mesmo viajando em um avião confortável, sentado, alimentando-se e assistindo a filmes e séries para distrair-se, chegamos ao novo destino como se tivéssemos passado por maus bocados.

Contudo, saiba que, adotando algumas dicas, é possível amenizar e, até mesmo, evitar que isso aconteça, trazendo o mínimo de desconforto para o nosso organismo. Veja como a seguir!

Como evitar o jet lag?

1. Descanse antes de viajar

“Vou ficar acordado em casa para dormir o tempo todo no avião”. Você provavelmente já usou essa estratégia, não é mesmo? Pois saiba que ela não é a mais indicada quando o assunto é amenizar os efeitos do jet lag.

Ter uma boa noite de sono antes da viagem é fundamental para o seu organismo, portanto, descanse!

2. Tente chegar de dia

Você montou o seu roteiro de viagem e, agora, chegou a hora de comprar as passagens aéreas. Aqui, a dica é procurar por aqueles voos que tenham a chegada ao aeroporto prevista durante o dia. Dessa forma, torna-se mais fácil se acostumar com os novos horários.

3. Não tome remédios para dormir

Os medicamentos para dormir podem até parecer úteis durante o tempo da viagem de avião, mas é preciso ter em mente que eles podem não só acentuar os desconfortos causados pelo jet lag, como também ser a causa de outros efeitos indesejados quando não devidamente receitados por um médico.

Caso sinta que precisa de algo para tranquilizá-lo durante o voo, uma boa alternativa é apostar em chás naturais.

4. Mantenha-se hidratado

Os efeitos do jet lag podem se potencializar ainda mais quando nosso corpo não está hidratado, sendo assim, tenha a água como sua aliada. Carregue consigo uma garrafinha ou solicite aos comissários um copo da bebida ao longo do voo.

Sucos naturais também são ótimas opções aqui, mas, se você não quer lidar com nenhum tipo de desconforto, evite as bebidas alcoólicas.

5. Evite dormir antes do horário

Embora essa seja uma tarefa difícil — afinal, nosso corpo se sente cansado e sente também que precisa descansar —, não dormir antes do horário pode ser determinante quando se quer cortar os efeitos do jet lag.

Sendo assim, nada de chegar de viagem e já partir para a cama. Isso somente tornará a adaptação ao novo fuso horário mais difícil. Tente, então, distrair-se até a hora que você normalmente dormiria à noite.

Pronto! Agora, você já sabe como evitar jet lag. Para aproveitar, da melhor forma possível, as suas futuras viagens, veja também como preparar a sua mala de mão para evitar perrengues em viagens internacionais!

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