fbpx

Curso intensivo de idiomas: saiba como aproveitar o máximo disso!

Você tem dúvidas de que fazer um curso intensivo de idiomas vale a pena? Não acredita que, realmente, é possível aprender em 13 dias o que geralmente se aprende em seis meses? Essas dúvidas são muito comuns, mas a boa notícia é que, de fato, um curso intensivo de idiomas pode ser a maneira mais fácil para atingir o objetivo de aprender uma nova língua.

Esses cursos são excelentes para quem não quer ou não pode dedicar um longo período para fazer cursos convencionais mas, ainda assim, quer falar outros idiomas — seja para melhorar o currículo, conhecer sobre outras culturas ou viajar para o exterior.

Se você é uma das pessoas que vê com importância esse aprendizado, as dicas abaixo foram feitas para você aprender como aproveitar ao máximo o curso intensivo de idiomas!

Quais as vantagens do curso intensivo de idiomas?

Aprendizagem mais rápida

Se você vai reduzir o tempo de estudos de seis meses para duas ou quatro semanas. Enfim, você aprenderá o novo idioma em muito menos tempo.

Aprender mais rápido é uma grande vantagem para quem tem um objetivo específico —como uma viagem ou intercâmbio, por exemplo — ou para quem já tem algum conhecimento, mas precisa treinar um pouco mais ou voltar a ter contato com a língua.

Essa rápida aprendizagem acontece porque, durante o curso intensivo, quem aprende dedica muito mais tempo para o estudo do idioma por dia. Dessa forma, é possível ter uma grande imersão naquela nova língua, fazendo com que o cérebro acostume-se com ela em pouquíssimo tempo.

Economia

Quando se faz um orçamento para um curso intensivo, algumas pessoas podem assustar-se com seu valor de custo, em um primeiro momento. Mas, se colocar todas as contas na ponta do lápis, você verá que a economia pode ser muito grande.

Considerando o valor total do curso, o intensivo custa menos que o curso normal. Além disso, há uma grande economia de tempo, sem falar no transporte e em outras despesas que os alunos podem ter a cada dia de aula.

Somando tudo isso, o resultado é gastar muito menos para aprender muito mais em muito pouco tempo!

É mais prático para quem tem pouco tempo

O curso intensivo é muito prático para aquelas pessoas que querem aprender um novo idioma mas não tem muito tempo de sobra durante todo o ano. Para quem não tem tempo por conta de trabalho e estudo ou tem outros compromissos, é possível aproveitar as férias e fazer o curso intensivo por cerca de duas semanas, por exemplo.

Como aproveitar o máximo disso?

Os cursos intensivos de idiomas são muito vantajosos para quem não tem muito tempo para aprender ou aperfeiçoar um novo idioma. Mas, para aproveitar tudo o que o curso tem a oferecer, é preciso que o aluno tenha muita disciplina e dedicação, pois essa modalidade exige muito mais do que apenas algumas horas de estudo na escola.

guia completo de intercâmbio

Estudar em casa

Estudar em casa é obrigação de qualquer aluno, independente do que e de como estude. Até mesmo no curso intensivo, que tem uma carga horária semanal muito maior que os cursos convencionais, os alunos precisam tirar um tempo para fazer exercícios e estudar em casa.

É importante lembrar que, para estudar em casa, é preciso um ambiente tranquilo, silencioso, com todos os eletrônicos desligados, assim como qualquer outra coisa que possa ser motivo de distração. É preciso, também, ter todo o material necessário por perto na hora dos estudos, para não precisar interromper as tarefas a todo o tempo.

Mas lembre-se também de que não adianta tentar estudar por muitas horas sem parar. É preciso ter pequenos intervalos para descansar a cada uma ou duas horas de estudo.

Dedicar-se diariamente

Uma das maneiras mais fáceis de fazer com que o cérebro acostume-se e adapte-se facilmente a um idioma é ter um contato diário com esse idioma. Por isso, é imprescindível dedicar-se aos estudos todos os dias, inclusive naqueles em que não for preciso ir à escola.

Pelo menos durante o período do curso, o recomendável é reservar, no mínimo, duas horas diárias para fazer as atividades propostas durante a aula e estudar o material já visto.

Mergulhar de cabeça no idioma

A imersão no novo idioma deve ser primordial. Mesmo estudando no Brasil, com simples mudanças nas atividades cotidianas, conseguimos mergulhar de cabeça no idioma e aprender ainda mais.

Para que a nova língua esteja ainda mais presente na rotina, pode-se alterar a linguagem dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais, tentar assistir filmes e séries com áudio e legenda no idioma que você está aprendendo, ler livros, ver vídeos e ouvir músicas nesse idioma. Outra dica é parar de pensar em português e mudar os pensamentos para a nova língua.

Alterar tudo o que for possível nos hábitos do dia a dia para a nova língua é uma das principais formas de aprender de uma forma fácil e divertida. E, saiba que cursos intensivos de idiomas vão muito além do inglês. Também é possível aprender alemão, francês, mandariam, espanhol, italiano e várias outras línguas!

guia diferenciais para carreira

Escolher uma fase de vida tranquila para fazer o curso

Como você já deve ter percebido, fazer um curso intensivo de idiomas requer muita dedicação e um bom tempo de estudos diários durante as semanas de duração do curso. Portanto, o ideal é escolher um período em que a vida esteja mais tranquilo, sem muitos compromissos e com um bom tempo livre.

Para a aprendizagem de crianças e adolescentes, por exemplo, é possível aproveitar as férias, quando eles têm horários mais flexíveis e poucas preocupações. Assim, eles estarão com a agenda e a mente livres para dedicarem-se aos estudos. Com tranquilidade, eles conseguirão aproveitar ao máximo as vantagens do curso intensivo.

Um curso intensivo exige muita dedicação: a aprendizagem está diretamente ligada ao volume de estudo! É completamente possível aprender, em 13 dias, o que os cursos normais ensinam em seis meses, com a consciência de que é preciso esforçar-se bastante para alcançar os objetivos e a fluência em um novo idioma!

Gostou dessas dicas para aproveitar ao máximo o curso intensivo de idiomas? Para mais dicas como essas, acompanhe a My Target Idiomas no Facebook.

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades