Intercâmbio na My Target Idiomas

Curso de inglês online: qual o melhor para você?

Curso de inglês online: qual o melhor para você?

Se você chegou até este texto é porque está procurando o melhor curso de inglês online. Parabéns, pois já está no caminho certo!

Decidir-se por estudar esse idioma é entender a importância dele para o mundo dos negócios e também para a sua vida pessoal. . Tenha certeza disso!

Mas é aí que começam as dúvidas. Qual o melhor curso de inglês online do mercado? Será que vale mesmo a pena estudar pela internet?

Existem muitos cursos de inglês por aí. Provavelmente, você já esteve em alguns deles e se está buscando um algo novo, é porque ainda não encontrou aquele que resolvesse as suas necessidades como estudante.

Há muitas promessas milagrosas que nunca se cumprem e muitos métodos que, se não estão ultrapassados, precisam de atualização para as novas demandas da sociedade e para alunos que não têm mais tanto tempo livre para estudar.

Para que você não caia nessa mais uma vez, a gente dá dicas reais sobre as vantagens dos cursos online e, mais que isso, ainda indica cursos para pessoas com perfis diversos e diferentes níveis de conhecimento da língua inglesa. Olha só!

Como escolher o melhor curso de inglês online?

Antes de mais nada, pense aí em quais são as suas prioridades, no momento. Se você é um universitário preocupado com a entrada no mercado de trabalho, por que precisa aprender inglês? Agora, caso já esteja colocado em um emprego, qual a finalidade de estudar a língua inglesa?

Além disso, pense no que você já sabe de inglês, naquilo que gosta mais e no que encontra maior dificuldade. Seria se expressar oralmente? Você precisa ler melhor? Nunca estudou outro idioma e terá que começar do zero? Ou está se preparando para um exame de proficiência?

Uma vez que sabe quais são seus objetivos, é hora de escolher o melhor curso para você, ou seja, aquele que atende às suas necessidades.

Agora eu falo

O Agora eu falo teve o método desenvolvido após 20 anos de trabalho em escolas diversas do Brasil, dos Estados Unidos e do Chile! Ele é voltado para estudantes em níveis variados de aprendizagem, desde o beginner até o intermediário.

Nesse curso, você aprenderá:

  • a se expressar em inglês, em diálogos cotidianos simples;
  • a falar sobre si mesmo e fazer perguntas sobre profissões, hobbies, viagens, família e muito mais;
  • as estruturas básicas do inglês, por meio de treinamento com áudio, vídeo, perguntas e respostas;
  • a desenvolver-se no idioma, dentro de sua rotina, sem afetar o seu cotidiano.

Curso de Inglês Método Acelerado

O Método Acelerado é ideal para você que quer tornar-se fluente o mais rápido possível. O conteúdo foi formulado por professores do CONAFLUI, o Congresso Nacional de Fluência em Inglês, e promete trazer resultados reais para os alunos.

Nesse curso, você aprenderá:

  • 2000 palavras que fazem parte do dia a dia de um nativo em inglês;
  • os mecanismos que o tornarão fluente em inglês.

Ainda, descobrirá em quais empresas você pode trabalhar com o inglês adquirido.

English Now

Acha que não tem tempo para estudar inglês? Então, venha conhecer o English Now. Não é necessário fazer aulas em grupo, o método se ajusta perfeitamente ao seu dia a dia e é rápido e eficiente.

Nesse curso, você aprenderá:

  • a ser autodidata no aprendizado de inglês;
  • a falar a língua com independência, graças ao sistema English Now;
  • a focar no que realmente precisa do idioma estudado.

Central Perk English School

O curso Central Perk English School foi desenvolvido após 15 anos de análise das principais dúvidas dos alunos em sala de aula. Em 40 semanas, você estará apto a se expressar oralmente em inglês e, até mesmo, a se preparar para exames de proficiência, como o TOEIC e o TOEFL.

Nesse curso, você aprenderá:

  • a conversar em inglês;
  • a resolver as principais dúvidas sobre gramática da língua inglesa;
  • a absorver o conteúdo e eliminar 100% das dúvidas.

Por que estudar inglês?

Por incrível que pareça, essa pergunta ainda é constante. A língua inglesa é a segunda mais falada no mundo. Isso significa, afinal de contas, que em qualquer situação de sua vida, terá alguém falando inglês.

Pode ser no trabalho, mas também em sua vida pessoal. Aprender inglês é mais que um destaque para a sua carreira, já é uma exigência. Falaremos sobre isso com mais detalhes e é certeza que você se convencerá. Veja só!

Inglês para o trabalho

Antigamente, todo mundo estudava/aprendia inglês para ter um diferencial no currículo. Qualquer pessoa poderia conseguir uma vaga, graças a esse idioma. Afinal, no mundo globalizado é essencial ter uma língua que una todas as pessoas e que torne mais fácil a comunicação.

Como os Estados Unidos são um grande centro de negócios e abarcam algumas das capitais financeiras do mundo, nada mais justo que seja o inglês.

Hoje em dia, como já dissemos, mas não custa reforçar, o inglês não é mais apenas um diferencial: ele é necessário! Isso porque muito mais do que conseguir se comunicar com pessoas de outros países e ter acesso à informação (além de conseguir compreendê-la) de outros idiomas, você ainda tem a chance de conquistar cargos melhores.

Pense bem: algumas das melhores vagas de trabalho do mercado estão em multinacionais. Essas empresas têm atuação relevante internacionalmente, tendo sua sede (ou sua matriz) em qualquer parte do mundo. Não é incomum que seus funcionários precisem se deslocar para atuar em outros países e isso só é possível se não tiver a barreira da língua.

Sem ter conhecimento de inglês, seu currículo pode ser ignorado em uma seleção para uma empresa desse porte. Certamente, você não quer que isso aconteça, não é verdade?

Inglês para o dia a dia

Se nunca se deparou com a língua inglesa no seu dia a dia, provavelmente, você vive em Marte!

A maior parte da música que ouvimos diariamente, as séries que assistimos, os filmes que vemos na TV e no cinema está em inglês. Portanto, é muito difícil que você não saiba absolutamente nada desse idioma.

Ainda assim, caso nunca tenha se dedicado a aprender inglês, provavelmente, depende de traduções e legendas para compreender o que está vendo, lendo e ouvindo. Não tem problema nenhum nisso, claro! Mas, pense só no quanto seria legal conseguir assistir aquela série que você ama no idioma original!

Há muitas legendas cujas traduções não ficam perfeitas, pois o contexto e a forma com que a língua funciona não fazem sentido em português. Quem entende inglês, compreende as entrelinhas do que acontece nas telas, e isso é ótimo, não?

E mais: muitas vezes, ouvimos uma música em inglês e não fazemos nem ideia do que o cantor está dizendo ali. Vale muito a pena conhecer a letra das canções que você ama para entender ainda mais sobre o que o cantor pensa e o que quer transmitir com aquela música.

Você até pode aprender inglês por causa do trabalho, mas olha quanta coisa bacana conseguirá aproveitar com esse conhecimento todo!

Inglês para o seu próprio crescimento

Esse terceiro item é quase que uma continuação do anterior, mas temos muito mais o que contar sobre as vantagens do inglês para você.

Além de aprender outros idiomas, desde criança você precisou estudar a Língua Portuguesa, não é mesmo? Provavelmente, sofreu tentando aprender a gramática e a sintaxe de um idioma que fala desde que nasceu.

Pois bem, quando estudamos outro idioma, conseguimos aprimorar ainda mais o conhecimento de nossa própria língua. Como assim? Ora, ao tentar entender a gramática da língua inglesa, você terá que se lembrar do que estudou na escola com a Língua Portuguesa.

Quando se deparar com termos como “substantivo”, “oração subordinada”, rapidinho você se lembrará de tudo o que sabe sobre o seu próprio idioma. Com isso, compreenderá ainda melhor a sua própria língua, pela comparação que terá de fazer entre as duas. Legal, não?

Além disso, aprender outro idioma é uma forma de conhecer a cultura de outro país. Como dizem muitos linguistas, língua e cultura são duas faces da mesma moeda. Afinal, a língua se forma a partir do modo como as pessoas pensam, é por isso, inclusive, que ela está sempre mudando.

O mundo muda, a cultura muda, as pessoas mudam, a língua não tem como continuar sendo a mesma. Conhecer mais de um idioma é, sim, uma forma de se tornar mais culto, mais inteligente e mais sofisticado. Vale a pena!

Quais são as vantagens de estudar inglês online?

Agora, falaremos sobre aprender inglês online.

Sabemos que o dia a dia da maior parte das pessoas é corrido. Uma rotina que inclui trabalhos, estudos, aulas, tempo para se divertir e ficar com os amigos e horas de sono e descanso. Poxa, não é nada fácil encaixar tantos afazeres com mais uma atividade, não é mesmo?

E se dissermos que você pode continuar estudando, mesmo com tantas coisas para fazer? Bom demais, não? Ainda, que pode conciliar tudo, tendo mais resultado, é melhor ainda!

A gente acredita que dá para fazer isso com o apoio da internet. Se duvida, veja só as vantagens de estudar pela rede!

Possibilidade de estudar onde e quando quiser

O curso online fica disponível para você 24h por dia, basta que tenha acesso à internet. Isso significa que é possível ver as aulas do trabalho, na hora do almoço, da faculdade, no seu tempo livre e até no trânsito.

Quando o curso é presencial e você depende da disponibilidade de um grupo para acompanhar as aulas, o seu tempo de estudos fica determinado pelo de outras pessoas. Essa dependência não existe com cursos online.

Conseguir assistir aulas mais de uma vez por dia

Uma das formas de estudar inglês é ter contato constante com a língua, se possível vivenciar em situações diversas. Isso é muito difícil, claro, pois nem sempre conseguimos usar o idioma no dia a dia, o tempo todo.

Grande parte dos alunos de inglês aponta essa dificuldade, a de usar o inglês no dia a dia, como o maior entrave para que se desenvolvam no idioma. Por isso, muitos alunos acabam fazendo intercâmbio ou alguma viagem para se aprimorarem na língua e, claro, dá muito certo.

Entretanto, com aulas de inglês online, você consegue estudar sempre que possível. Tem aquele tempinho logo pela manhã, antes do café? Já dá para assistir 15 minutinhos de aula. Logo após o almoço, sobrou uns minutinhos para ficar à toa? Que tal retomar os estudos? E por aí vai.

Economizar dinheiro

Em um curso presencial, você tem de custear as aulas e o material, em geral, apostilas, livros, além de áudio e vídeo. Também é preciso gastar com transporte, já que você tem que se deslocar até a escola, e, muitas vezes, com alimentação.

Se você colocar na ponta do lápis, verá que o custo acaba sendo muito mais alto do que em um curso online. Você não precisa ir até o professor e que pode se ajustar ao seu cronograma habitual.

Muitas vezes, as aulas já estão disponíveis em ambiente virtual, o que, em geral, torna o valor do curso ainda mais acessível.

Adquirir autonomia

O curso online faz com que você se torne ainda mais independente e tenha autonomia sobre o seu próprio conhecimento. Acredite!

É claro que é muito importante contar com ajuda de profissionais que estudam não só o idioma, mas a melhor forma de transmiti-lo a você. Também é bom conhecer pessoas com quem conversar, trocar ideias e para recorrer quando pintar aquela dúvida.

Todavia, vale a pena a gente se sentir responsável pelo que aprendemos. Quando você se esforça, se dedica e procura aprender verdadeiramente, seja o inglês, seja outra habilidade ou conteúdo, acaba se sentindo muito mais livre para aprender o que quiser.

Como funciona um curso de inglês online?

Você deve estar se perguntando: mas como funciona um curso de inglês online?

Bem, há vários tipos de curso e de metodologia na construção, especificamente, dos online. Como você viu por aqui, certamente, tudo depende das necessidades do aluno e do modo como o conteúdo foi desenvolvido.

Essencialmente, você depende de internet e de um dispositivo móvel (computador, tablet, aparelho de celular) ou não. Mas, há outras características que unem a maior parte desses cursos. Confira!

Cursos online funcionam a partir da agenda do aluno

Em geral, as aulas já estão gravadas em vídeo e em áudio e podem ser acessadas de qualquer suporte e em qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet.

Esses materiais ficam disponíveis em um ambiente virtual, criado para que você os encontre facilmente e acompanhe o seu próprio crescimento, à medida que os estudos avançam.

Cursos online incluem fóruns e grupos de discussão

E o debate que costuma acontecer em sala de aula? E a hora de tirar dúvidas?

Isso também existe nos cursos online. Em geral, acontecem dentro de fóruns e salas virtuais específicas para esse fim. Podem ocorrer em tempo real, mas também é possível deixar a sua mensagem explicando a sua dúvida e aguardar pela resposta.

O que não vale é sair sem ter compreendido a lição, ok?

Alguns cursos online de inglês incluem aulas presenciais

Existem cursos online que possibilitam aos alunos que façam aulas presenciais, caso seja necessário conversar pessoalmente para fazer um acompanhamento, digamos, mais cirúrgico.

É evidente que esse acompanhamento não é estritamente necessário e pode muito bem ser substituído pelo ambiente online. No entanto, não estranhe se encontrar um curso assim.

Cursos online também verificam o conhecimento dos alunos

Avaliações e trabalhos também existem no ambiente virtual. Eles podem vir com uma roupagem um pouco diferente do que você está acostumado, mas acontecem.

Na internet é possível não só fazer provas, resolver exercícios, mas também participar de jogos que o ajudarão a testar realmente se está entendendo o conteúdo estudado ou se está apenas “passando” pelas aulas.

Muitas vezes, você só conseguirá continuar estudando, se estiver compreendendo bem os métodos de avaliação, ou seja, caso não esteja aprendendo realmente, o sistema identificará e fará com que você reveja o que já estudou.

Quais métodos são mais eficazes?

Sinceramente? Todos! Mas antes que você se sinta ainda mais perdido, explicaremos o motivo dessa resposta.

Veja bem, o melhor curso de inglês é aquele que resolve os problemas que você quis solucionar quando procurou as aulas. É evidente que quanto mais estudar, mais confiante se sentirá com a língua, mas é importante que a sua escolha parta das suas necessidades.

Se seu foco inicial é aprender inglês para conseguir se comunicar no ambiente de trabalho, por exemplo, o ideal é buscar um curso que o ajude a desenvolver vocabulário específico e que o prepare para situações diversas em que usará o idioma.

Agora, se o seu foco é conversação, vale a pena buscar um curso que o ajude a “destravar” essa habilidade na língua estrangeira. É evidente que um conhecimento básico é necessário para todos, mas o mais importante é construir o seu, a partir de um contexto que faça sentido para você.

O que preciso buscar em um curso de inglês?

Em primeiro lugar, procure estudar por um curso em que seja possível acompanhar em sua rotina. Não existe um idioma sequer que você aprenda estudando apenas 1 ou 2 horas por semana e só. O aprendizado acontece quando você vivencia a língua, procura entendê-la em diferentes contextos. É preciso fazer uma espécie de imersão para aprender.

Em segundo lugar, é ideal buscar um curso que o ajude a pensar em inglês. Isso fará com que você consiga aprender a falar, escrever e ouvir com muito mais facilidade o idioma estudado.

Por fim, procure um curso que o ajude a aumentar o vocabulário. É claro que a gramática é importante, apesar disso, quanto mais palavras você puder mobilizar em suas frases, mais tranquilo se sentirá ao se expressar em inglês e para entender o que está ouvindo nesse idioma.

Afinal, curso de inglês online funciona?

Qualquer curso depende tanto do aluno quanto do método empregado, ou seja, não tem fórmula mágica. O mais importante, sempre, é a sua dedicação e vontade de aprender mais.

Um curso online tem a vantagem de estar à sua disposição na hora que você precisa e, até mesmo, em qualquer lugar. Basta que você o acesse e se dedique a estudar os conteúdos. Acredite, o resultado aparecerá!

Atualmente, você encontra disponíveis, via internet, cursos que funcionam por meio de redes sociais e por aplicativos, os quais os alunos acessam, estudam a gramática da língua inglesa, fazem exercícios de oralidade e de audição. Por fim, conseguem resultados reais de aquisição de linguagem. É possível fazer aulas via YouTube e até via Skype com professor particular. As possibilidades são inúmeras!

Então, conseguiu descobrir qual o melhor curso online de inglês para você? Com esse post, você pôde entender tudo sobre como funcionam cursos online, quais são os métodos mais eficientes, as vantagens de fazer aulas online em relação às presenciais. Use as dicas de cursos nos quais pode se inscrever agora mesmo.

A gente tem certeza que este é o momento certo para que você se diferencie no mercado de trabalho, mas também para que consiga cargos melhores dentro de sua empresa. Em suma, os cursos online de inglês estão aí para ajudá-lo a conquistar o seu espaço. Afinal, apostar neles é apostar em você!

Continue acompanhando nossos conteúdos e saiba tudo sobre cursos e outros idiomas. Não perca tempo, assine já nossa newsletter!

Sobre o Autor

Luiza Meneghim

Diretora da My Target Idiomas, professora de inglês há mais de 20 anos. Apaixonada por idiomas.

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.