fbpx

Confira 5 erros mais comuns ao aprender uma nova língua!

Hoje, aprender uma nova lingua não é mais diferencial, é essencial. O domínio de outro idioma ajuda na hora de arrumar um emprego, dá maior segurança para quem quer viajar e ainda dá um up no repertório cultural e no conhecimento de mundo.

O problema é que muitos alunos de língua estrangeira se deixam levar por alguns mitos que atrapalham o próprio desenvolvimento e o aprendizado. Confira, a seguir, os erros mais comuns cometidos por aí ao aprender uma nova língua e, claro como se manter bem longe deles!

1. Achar que em seis meses se estará falando pelos cotovelos

Seria ótimo se essas promessas de fluência perfeita em poucos meses fossem reais. A gente jamais ficaria anos estudando uma nova língua, não é mesmo?

O problema é que isso não é possível, pois cada língua é um novo universo a se explorar. Cada idioma tem uma estrutura diferente, seus dialetos específicos que se modificam de região para região (como o português do sul do país e o do norte, por exemplo), sotaques para conhecer e termos que, muitas vezes, nem existem na sua língua nativa. Por isso, não caia nessa cilada! Fluência exige tempo e muito estudo.

2. Esperar a perfeição na pronúncia

Quando aprendemos uma língua, percebemos que elas têm sons (ou fonemas) diferentes do que estamos acostumados, não é? É só pensar naquele som de “r” do francês, que você já vai entender o que queremos dizer.

É claro que, aos poucos, você internaliza esses sons e até consegue fazê-los de modo muito parecido com os nativos, mas relaxe! Não fique se cobrando uma perfeição que dificilmente é possível de ser conquistada. Pense que, independentemente do tempo em que estuda uma língua, um nativo vai perceber rapidinho que você é estrangeiro.

3. Não ter objetivos claros ao aprender uma nova língua

Ao iniciar os estudos de língua estrangeira, é muito importante ter claro seus objetivos. Tem quem queira passar no vestibular, uns buscam conquistar um emprego melhor e outros querem somente ler em um novo idioma.

Não importa qual o seu objetivo, é nele que você deve focar quando iniciar seus estudos. Quando pensar em desistir ou encontrar algum tipo de dificuldade, é ele que vai mantê-lo disposto a continuar estudando.

4. Memorizar frases feitas como se fizessem sentido

No início dos estudos é até normal você memorizar uma ou outra frase para conseguir se comunicar na nova língua, mas não pense que todo o aprendizado se resume a isso. Afinal, o mundo não é um teatro com falas decoradas!

O ideal é que você entenda o sentido das frases que aprender, compreenda a sintaxe da língua estudada e comece a criar as suas frases com o vocabulário adquirido. Quanto mais independente você estiver, mais fácil será o aprendizado.

5. Não praticar todas as competências (ouvir, falar, escrever e ler)

Em geral, alunos de língua estrangeira querem aprender a falar o quanto antes e, por isso, se dedicam mais a este quesito. No entanto, as demais competências podem te ajudar a entender melhor a língua que está aprendendo.

A leitura ajuda você a adquirir vocabulário e a entender como formar as frases na língua estrangeira. Ouvir é essencial para que você entenda melhor como pronunciar as palavras. Escrever dá mais autonomia ao exigir que você pense na nova língua.

Como você pode ver, há muitos erros a se evitar quando decidimos a aprender uma nova língua. Quer continuar acompanhando conteúdos que o ajudem a estudar outros idiomas? Assine a newsletter e fique ligado!

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades