Aprenda de uma vez por todas as regras do Simple Present

É muito comum que aprendizes do inglês tenham dificuldades no uso das regras do Simple Present.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, tais dúvidas também surgem entre falantes nativos. É com a prática dessas regularidades que você vai aprender esses princípios.

Quando devemos usar as regras do Simple Present?

As regras do Simple Present são usadas para falar sobre coisas que acontecem rotineiramente, ou seja, o tempo todo.

Geralmente, essas situações são tomadas como verdade universal para quem diz. Além disso, esse tempo verbal é usado para descrever acontecimentos atuais, sentimentos, gostos pessoais, desejos e opiniões.

Quais as principais regras do Simple Present?

Diferentemente do português, no inglês, quando falamos do presente simples, não modificamos o verbo para os sujeitos I (eu), you (você), we (nós) e they (eles).

A exceção está nos verbos seguidos das pessoas he (ele), she (ela) e it (ele/ela para coisas) que sofrem modificações. Vamos entender melhor nos exemplos abaixo:

I/you/we/they want to play soccer today. Eu/você ou vocês/nós/eles quero/queremos/querem jogar futebol hoje.

He/she/it wants to play soccer today. Ele/ela quer jogar futebol hoje.

Como podemos perceber, no primeiro exemplo o verbo não sofreu modificação e, se repararmos na tradução, o português exigiria a alteração do verbo para cada sujeito.

Já no outro exemplo, verificamos que há uma alteração no verbo que é acrescido da letra “s”. Mais uma vez, diferentemente do português, dessa vez o verbo sofre alterações.

informações inglês

Quando o verbo sofre alterações no Simple Present?

No exemplo que apresentamos, o verbo “want” pede apenas o acréscimo da letra “s”, porém outros verbos vão pedir outras modificações. Além disso, ainda temos como exceções os verbos “be” e “have”, chamados de verbos irregulares.

Lembre que estamos falando desses verbos quando usados com os sujeitos he, she e it. Vejamos alguns exemplos:

Verbos terminados em -o, -s, -sh, -ch, -x ou -z — acrescenta -es:

He goes to work by car. (Ele vai trabalhar de carro.)

She blesses (bless) her daughter. (Ela abençoa sua filha.)

He washes (wash) his clothes. (Ele lava suas roupas.)

She watches (watch) romantic movies. (Ela assiste a filmes de romance.)

Verbos terminados com consoante mais -y — acrescenta -ies:

He tries (try) to sleep more. (Ele tenta dormir mais.)

She cries (cry) every day. (Todos os dias ela chora.)

Verbos to be e to have

São exceções, pois modificam as suas estruturas:

She/he/it is (to be) a teacher. (Ela/ele é professor(a).)

She/he/it has (to have) a cat. (Ela/ele tem um gato.)

Como se deve estruturar a frase no Simple Present?

Agora que já sabemos como usar as regras do Simple Present para cada sujeito e como os verbos se modificam de acordo com suas necessidades em frases afirmativas (sujeito + verbo), já podemos ver como aplicá-las nas formas interrogativas e negativas.

Em frases interrogativas

Nessas frases, o Simple Present vai precisar do auxiliar “do” antes do sujeito. O verbo auxiliar não tem tradução e, como o próprio nome diz, ele tem a função de auxiliar o verbo principal, completando o sentido da frase. Segue um exemplo:

Do you speak English? (Você fala inglês?)

Como usamos o sujeito “you”, o verbo não sofreu modificações. E é aí que está o segredo dos sujeitos he, she e it, que agora não irão mais modificar o verbo principal, mas o verbo auxiliar. Portanto, para eles, o auxiliar se transforma em “does” e o principal se mantém na forma original. Vejamos:

Does she speak English? (Ela fala inglês?)

Em frases negativas

Para negar algo usando o Simple Present, a lógica do uso do auxiliar se mantém, porém acompanhado de mais um segredinho: acrescente o “not”, ficando: sujeito + do/does + not + complemento da frase.

Analisemos alguns exemplos:

I don’t (do not) speek French. (Eu não falo francês.)

He doesn’t (does not) watch soccer. (Ele não assiste ao futebol.)

Podemos perceber que o auxiliar mudou e o verbo se manteve, no segundo exemplo. Para negar fazendo uma pergunta é só passar o auxiliar para a frente do sujeito com suas devidas modificações.

Conseguiu entender melhor as regras do Simple Present? Se quiser estudar pra valer os verbos, baixe nosso ebook Guia de Tempos verbais de Gramática.

guia de tempos verbais em inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades