fbpx

Rumo ao Canadá: guia de imigração para Québec

Ah, o Canadá! As paisagens maravilhosas, a modernidade, a segurança e o grande número de oportunidades certamente fazem do país um dos destinos mais procurados por quem busca novas experiências. Caso esse seja seu objetivo, saiba que Québec — segunda província mais populosa do país — pode ser o destino ideal. Mas, como funciona a imigração para Québec?

Única província canadense de maioria francófona, ou seja, que utiliza o francês como primeira língua, o Québec oferece inúmeras possibilidades para quem deseja adotá-lo como novo lar. No entanto, é preciso primeiramente saber quais as exigências e demais passos necessários para tornar essa grande mudança realidade.

Pensando nisso, no post de hoje preparamos um guia completo com tudo o que você vai precisar para realizar com sucesso a imigração para Québec. Acompanhe!

Por que decidir pela imigração para Québec?

Tomar uma decisão como a de imigrar para um país totalmente diferente do nosso é certamente um marco na vida. Afinal, deixar para trás família, amigos, hábitos e lugares favoritos é algo que abala até mesmo os corações mais frios.

Por falar em frio, quem tem como objetivo morar no Canadá precisa definitivamente se acostumar com ele: o Québec tem uma média de 107 dias de neve por ano — o que favorece a prática de esportes como o snowboarding, o esqui e a patinação no gelo, bastante populares por lá.

Sendo assim, é preciso estar preparado. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, é possível afirmar que o verão dura praticamente o ano inteiro. Nos estados em que as temperaturas baixas são mais comuns, o termômetro pode até chegar perto de 0º e atrair milhares de curiosos, mas raramente caem a ponto de atingir números negativos como no Québec, que chega à casa dos -13º no inverno.

No entanto, estamos aqui para falar das maravilhas que a província pode proporcionar, não é mesmo? Confira, abaixo, algumas das vantagens mais interessantes para quem sonha em imigrar para Québec:

Economia e oportunidades

Carregando o segundo maior PIB do Canadá, o Québec é conhecido pelo desenvolvimento econômico, diversidade cultural, modernidade, recursos naturais, telecomunicações e tecnologia.

Por falar nisso, é relevante citar que as indústrias de alta tecnologia da província vêm se expandindo cada vez mais. Sendo Montreal (maior município de Québec) a quarta cidade da América do Norte que mais gera empregos nesse setor.

É válido mencionar que entre as prioridades de imigração para a província está o preenchimento de oportunidades para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como os formados em Ciências e Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou Eletrônica e Técnico em Informática.

Educação gratuita de qualidade

O governo da província oferece ensino público de qualidade à população desde o jardim de infância até a universidade. Além disso, na esfera privada, as instituições de educação superior quebequenses possuem as mensalidades mais baixas da América do Norte.

Segurança e qualidade de vida

Esse é um dois principais fatores que atrai até mesmo os próprios canadenses para a província. De acordo com o Statistics Canada — a agência nacional de estatísticas do país —, ela está entre as dez mais seguras de todo o mundo! Para quem está acostumado com a falta de segurança presente em grande parte do nosso país, essa informação não é nada mal, certo?

Esse fator, somado à eficiência do transporte público, ao excelente sistema de educação e às vantagens consequentes da diversidade cultural, garante uma ótima qualidade de vida para os cidadãos.

Qual o passo a passo da imigração para Québec?

Após conhecer alguns dos benefícios mais procurados por aqueles que desejam imigrar para Québec, chegou a hora de saber quais os requisitos você deve preencher e quais documentos será preciso ter em mãos.

De início, para imigrar para o Canadá pelo Québec é preciso se encaixar em um ou mais critérios listados abaixo (não tem problema se você se identificar com apenas um):

  • residir ou ter residido temporariamente no Québec como um trabalhador temporário legal;
  • ter obtido ou estar prestes a obter um diploma de um estabelecimento de ensino do Québec que siga as exigências do Programme de l’expérience Quebecoise (Diplômé du Québec), ou ter um diploma quebequense obtido na França ou no Canadá no máximo há 5 anos;
  • residir ou ter residido temporariamente no Québec como estudante estrangeiro em algum curso profissionalizante ou superior (aqui não são aceitos cursos de línguas);
  • residir ou ter residido temporariamente no Québec em um programa de intercâmbio para jovens, obedecendo a exigências como as listadas no site de imigração canadense;
  • possuir uma oferta de emprego validada pelo Ministério de Imigração e Cidadania do Canadá (MICC);
  • você ou seu cônjuge (para os casais) possuírem uma profissão requisitada pela província.

Encaixando-se em algum ou mais critérios, você deverá preencher os formulários de aplicação no site oficial do governo do Québec para imigração e entrar com o pedido, depois de analisar e definir em qual categoria você se encaixa.

Uma dica interessante é participar das palestras gratuitas ministradas e realizadas online pelo próprio site para entender sobre a vida, o trabalho e os estudos na província.

Logo após isso, você finalmente precisará passar por uma entrevista, que ocorre normalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Recife. Nesse momento, pode esquecer o português: você irá conversar com algum representante do Escritório utilizando apenas o francês ou o inglês — é a oportunidade perfeita para você demonstrar seus conhecimentos e habilidades em um desses idiomas!

Caso você passe na entrevista, receberá na hora o CQS (documento que certifica a sua seleção e aprovação para morar no Québec). A partir daí, o próximo passo é mandar alguns documentos para o Consulado Canadense, como certidões de antecedentes criminais, atestados de saúde e testes de conhecimentos linguísticos como:

  • IELTS, para o inglês;
  • DELF, DALF, TCFQ, TCF ou TEFaQ, para o francês.

Depois de passar nesses quesitos, você receberá o visto em seu passaporte. Apesar de não ser um processo tão simples assim — como é de se esperar de um procedimento de imigração para Québec —, buscar novas experiências em um lugar fantástico como o Canadá faz todo o esforço valer a pena.

Agora que você já sabe exatamente como funciona a imigração para Québec e conhece todas as vantagens que uma mudança como essa pode proporcionar para a sua vida pessoal, profissional e acadêmica, que tal começar a correr atrás desse sonho? Fazendo as devidas pesquisas e tendo em mãos todos os documentos necessários, o caminho para o Canadá certamente ficará mais próximo do que você imagina.

E você, gostou do post de hoje? Para ficar por dentro de novidades interessantes e mais conteúdos como este, curta a página da My Target Idiomas no Facebook.

guia completo de intercâmbio

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades