fbpx

Entenda a importância de apresentar culturas diferentes para o seu filho

Como você deseja que a história da vida do seu filho seja contada? Como uma pessoa que celebrou a diversidade, conheceu culturas diferentes, adquiriu um olhar mais humano e compreendeu melhor, inclusive, a sua própria identidade? Ou como alguém que cresceu e viveu toda a sua vida sem explorar outros lugares, sem adquirir novos conhecimentos e sem ter novas experiências?

Se você ainda tem dúvidas, é hora de ler o nosso post de hoje. Entenda a importância de uma experiência multicultural na vida dos jovens. Saiba mais!

Fica mais fácil praticar novos idiomas

Esse talvez seja um dos motivos mais lembrados quando se pensa em conhecer novas culturas. E não é à toa: a criança ou adolescente que tem contato com  conteúdo estrangeiro, conversa com pessoas de outras nações e aprende sobre a história de outros países tem uma oportunidade única. É uma possibilidade de compreender a maneira diferente de pensar e assimilar o contexto social de outra nação.

Além disso, devido a essa exposição a outras culturas, o seu filho pode praticar tanto a compreensão quanto a pronúncia de um novo idioma diretamente com um nativo.

Isso torna o aprendizado mais fácil e a capacidade de se comunicar e se expressar mais espontânea. Enfim, comunicando-se com estrangeiros, ele pode expandir o seu vocabulário com expressões que realmente são usadas por eles no dia a dia.

Amplia a visão de mundo

Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais. Isso também impacta em como avaliamos o outro e como somos percebidos em sociedade.

Quando lida com costumes, trejeitos, comportamentos e hábitos diferentes dos que está habituado, o jovem aprende a respeitar verdadeiramente as diferenças. Enfim, ele também entende que suas opiniões e pensamentos não são os únicos corretos e válidos.

Abrir os olhos para uma outra realidade faz uma pessoa repensar os seus próprios conceitos. Com certeza, a visão de mundo muda. Aos poucos, ela passa a ver até as suas próprias raízes e tradições de maneira diferente.

Conhecer outras culturas nos torna mais empáticos com as diferenças, ajuda a compreender as adversidades e desmistifica velhos preconceitos.

Por exemplo: relacionar-se com nativos de uma aldeia no meio da savana africana que, embora passem por privações, ainda assim são felizes, certamente influenciará na forma com que um indivíduo enxerga o seu conceito de felicidade e de riqueza.

 

As oportunidades acadêmicas e profissionais aumentam

Você consegue pensar em quantas oportunidades podem surgir se o seu filho falar outras línguas e conhecer culturas diferentes? Além de fazer novas amizades, aumentam as possibilidades de conseguir uma bolsa de estudos e fazer um intercâmbio.

E isso, claro, sem mencionar o impacto na futura vida profissional dele. Afinal, pessoas com um embasamento multicultural grande são mais criativas, têm um comportamento mais sociável e possuem uma comunicação mais clara e objetiva. Além disso, elas têm habilidades técnicas e competências desenvolvidas além da média.

E o mercado de trabalho, que está a cada dia mais exigente, está de olho nisso. Em chamadas para os mais diversos tipos de vagas de emprego, não é raro verificar o pré-requisito de já ter tido uma experiência internacional ou intercâmbio.

As chances de promoção também crescem

Quem está imerso em culturas diferentes fica sempre um passo a frente no universo corporativo. Isso porque o mundo está cada vez mais globalizado e, consequentemente, as empresas também.

Há algum tempo, poderia ser muito difícil alguém trabalhar com uma pessoa com costumes de outros países. Atualmente, isso é cada vez mais comum e tende a aumentar no futuro, quando o seu filho estiver no mercado de trabalho.

Sendo assim, prepará-lo para essa realidade o tornará um profissional ainda mais interessante, já que ele vai estar preparado para lidar com culturas diferentes.

[rock-convert-cta id=”10878″]

A criatividade é amplificada no contato com culturas diferentes

A criatividade é um conceito difícil de definir. Afinal, não há uma fórmula mágica para alcançá-la. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é exclusiva de pessoas do ramo artístico, estando presente em qualquer área de conhecimento e sendo útil para todos aqueles que desejam inovar.

Não é possível ditar uma trilha que leve a uma mente criativa, porém alguns métodos podem ajudar. Um deles é aumentar o seu repertório de referências.

Conhecer novos hábitos é, em sua essência, um exemplo disso. Culturas diferentes trazem consigo um compilado histórico gigante de ensinamentos, obras, conhecimentos artísticos e científicos. Então, são novas referências que certamente servirão de centelha para o pensamento criativo do seu filho.

Melhora a capacidade cognitiva

Imergir-se em uma cultura diferente significa também aprender a sua língua, afinal a cultura perpassa a linguagem e vice-versa. Não há como dissociar os dois.

Expor o seu filho ao aprendizado de um novo idioma ainda na infância é inegavelmente algo muito positivo. Além de ser mais fácil para ele absorver esse conteúdo (já que não há tantos vícios de linguagem nessa fase), ele ainda usufruirá de uma melhora na capacidade cognitiva.

Um indivíduo que resolve aprender quando adulto tem mais dificuldade para fazer a troca do pensamento de uma língua para a outra, enquanto pessoas de cérebro bilíngue fazem isso naturalmente. Além disso, crianças bilíngues têm maior propensão a alçar a fluência e mais facilidade para aprender outros idiomas.

Cultura é uma palavra simples, mas repleta de conceitos e significados que possuem um papel extremamente importante na formação de uma pessoa.

Então, proporcionar ao seu filho a experiência de conviver com culturas diferentes vai expandir seus horizontes, influenciar positivamente na construção do caráter e personalidade e proporcionar uma maior compreensão do que está ao seu redor.

Depois de descobrir tudo isso e aprender a real importância de apresentar culturas diferentes para o seu filho, é bem provável que você esteja pensando agora em sair viajando pelo mundo, não é mesmo? Quem não quer?

Certamente, essa é ótima ideia. Porém, existe um método mais simples e efetivo para se fazer isso que é aprendendo um novo idioma. O estudo de uma nova língua inclui obrigatoriamente o conhecimento de uma nova cultura.

Sendo assim, confira o nosso e-book “Inglês para Crianças” e descubra como você pode auxiliar no aprendizado do seu filho!

guia inglês para crianças

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades