fbpx

Em quanto tempo é possível aprender um novo idioma?

Você está ansioso para aprender um novo idioma? Mas, quanto tempo isso leva? Bom, essa pergunta não possui uma resposta definitiva.

Pode levar 6 meses, 1 ano, 2 anos ou mais tempo. Tudo dependerá, principalmente, de você, do seu ritmo de estudo, da sua urgência e da sua vontade de aprender. Saiba em quanto tempo é possível aprender um novo idioma.

Esses e outros fatores precisam ser levados em conta para se ter uma ideia de quanto tempo é necessário para estar com um novo idioma na ponta da língua.

Assim, vamos agora analisar cada um deles e também oferecer a você algumas dicas que podem ser muito úteis para quem deseja finalizar essa etapa o mais rápido possível.

1. Mantenha contato constante para aprender

Por que pessoas que passam algum tempo em outros países aprendem uma nova língua mais rápido?

Não há mistério: é porque elas estão em contato com o idioma o tempo inteiro, desde a hora em que acordam até o momento de dormirem. Elas escutam a nova língua constantemente e, para que sejam compreendidas, são “forçadas” a falar no idioma local.

Portanto, quanto mais contato você tiver com o novo idioma, mais rápido será o seu aprendizado. E, pouco a pouco, você se sentirá cada vez mais familiarizado.

Entretanto, se viajar não é uma opção, sem problemas! É possível aprender de outras formas e estar em constante contato com uma língua estrangeira através de músicas, filmes, seriados, livros, entre outros.

2. Dedique horas diárias para o estudo

Segundo estimativas, um adulto que não teve nenhum contato com a nova língua e que vai começar do zero, leva, em média, de 400 a 500 horas para começar a compreender o que está ouvindo e também a estabelecer alguma conversa. Esse tempo é para aqueles que precisam de um entendimento básico.

Porém, se o que você deseja é falar fluentemente, precisará de mais disciplina, dedicação, foco e tempo. São cerca de 4 mil horas de estudos para alcançar esse nível.

Parece muito não é mesmo? Porém, não é tanto assim, e você não precisa entrar em pânico. Separando de 3 a 5 horas de contato com o idioma por dia, é possível alcançar esse objetivo em 3 anos, aproximadamente.

Se não há a necessidade de cumprir esse prazo de 3 anos e for possível prolongá-lo, você pode reduzir a quantidade de horas por dia. O mais importante é manter a frequência. Um pouco por dia e você chegará longe!guia diferenciais para carreira

3. Seja organizado e saberá em quanto tempo é possível aprender um novo idioma

É muito comum ouvir pessoas falando que não têm tempo para aprender um novo idioma. Isso pode até ser verdade, mas será que não falta só um pouco de organização?

Tente montar um quadro de horários, como um cronograma. Distribua nele todas as tarefas que você precisa fazer durante o dia, incluindo o momento de descanso.

Para começar os estudos, tente encaixar, pelo menos, uma hora de dedicação por dia. Com o passar do tempo, sem dúvida, você conseguirá absorver o conteúdo mais facilmente, o que será um estímulo para aumentar o número de horas estudadas.

4. Matricule-se em um bom curso e diminua o tempo que leva para aprender um novo idioma

Fazer uma matrícula em um curso de idiomas é certamente uma ótima maneira de começar os seus estudos.

Na escola, você receberá uma orientação. Então, quando já se tem um caminho traçado, fica muito mais simples de manter a disciplina e o entusiasmo pela nova língua.

Além disso, o fato de estar em contato com outras pessoas quem possuem o mesmo objetivo que você é um excelente estímulo para não desistir.

Agora que você já sabe quanto tempo leva para aprender um novo idioma, que tal compartilhar este post nas redes sociais? Certamente, muitos de seus amigos amigos têm essa mesma dúvida!

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades