fbpx

Cultura de trabalho: como se relacionar com alemães no ambiente de trabalho?

Quando pensamos nos alemães, a primeira imagem que vem à cabeça de muitos é a Segunda Guerra Mundial e Hitler. Mas o país vai muito além disso e se caracteriza hoje como uma potência industrial e também um grande exportador. Tudo isso é fruto da cultura de trabalho alemã, onde se labora menos horas por dia e consegue alcançar uma grande produção.

Em média são 35 horas semanais de trabalho e 24 dias de férias pagas por ano (apesar de a lei só exigir 20). Além disso, os trabalhadores contam com uma forte proteção do governo quanto aos seus direitos, mas não é só isso que faz a Alemanha produzir mais. Veja quais são os hábitos e costumes desse povo no mercado de trabalho.

[rock-convert-cta id=”10909″]

Cultura de trabalho sem distrações

É muito comum vermos, aqui no Brasil, pessoas acessando as redes sociais ou vendo notícias na internet no meio do expediente. Também tem aquela pausa do cafezinho para conversar um pouco e as fofocas entre colegas podem acontecer.

Na Alemanha, isso é bem diferente. Lá há uma política de tolerância zero para os funcionários que forem pegos tendo esse tipo de comportamento. Não é aceitável estar no horário de trabalho realizando atividades fúteis e que não servem a nenhum propósito. Por isso, se você for trabalhar na Alemanha, lembre-se disso e não cometa a gafe de chamar a atenção de algum colega para algo que não seja do trabalho, certo?

Comunicação direta

Essa é, sem dúvidas, uma das características mais marcantes da cultura alemã. Lá não existem sutilezas ou, como nós brasileiros costumamos dizer, rodeios para falar. Na Alemanha, as pessoas são diretas e falam o que precisam falar sem muita enrolação.

Da mesma forma ocorre dentro do ambiente de trabalho. Um funcionário tem total liberdade para falar diretamente com um gerente ou dar a sua opinião em uma reunião sem ter que, necessariamente, respeitar uma hierarquia para mostrar o que pensa sobre algo dentro da empresa.

Portanto, usar esse tipo de comunicação com os colegas de trabalho com certeza será uma atitude esperada de você caso você vá para a Alemanha a trabalho.

informações alemão

Maior foco

Como dá para perceber, os alemães são práticos e diretos dentro do ambiente corporativo. Isso ajuda a aumentar a produtividade deles e, com isso, conseguem fazer mais em menos tempo. Isso é muito bom, mas, em compensação, há pouca relação social dentro das empresas. Por isso, já vá para lá com isso em mente, certo?

Clubes de todos os tipos

Lá não é tão comum esse “happy hour” que fazemos frequentemente com os colegas de trabalho após o expediente, especialmente numa sexta-feira. Isso porque o povo alemão tem como cultura separar a vida do trabalho da vida privada. Portanto, será mais difícil ver dois colegas saindo juntos por lá.

Uma maneira muito comum e cultural de socialização na Alemanha é a criação de clubes. Existe um para cada habilidade que você quiser: canto, dança, música, esportes diversos, leitura. Uma infinidade de opções que até os menores vilarejos possuem. Caso você vá passar algum tempo trabalhando na Alemanha, procure por um desses clubes para fazer parte e ampliar a sua rede de contatos.

Trabalho além do horário

É muito comum na cultura alemã que o trabalho ultrapasse o horário formal. Por exemplo, trocar e-mails e mensagens com o chefe ou levar trabalho para terminar em casa. Eles possuem um ritmo bastante acelerado quando o assunto é oferecer produtividade e isso é algo levado muito a sério.

Se você está pensando em ir trabalhar na Alemanha para aprender uma língua nova, fazer intercâmbio ou mesmo melhorar o currículo com novas experiências é bom ter em mente como é a cultura de trabalho alemã de fato. Chegar lá já sabendo em que terreno está pisando te ajudará a se adaptar de forma mais fácil e a cometer menos gafes.

O que achou sobre a cultura de trabalho dos alemães? Você já teve a experiência de trabalhar lá? Se sim, conte para a gente como foi!

 

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades