fbpx

Como manter o foco nos momentos de estudo?

Está difícil manter o foco nos estudos? Você já tentou seguir diferentes dicas e métodos e nada deu certo? Então, este post é para você! Separamos as melhores orientações e formas de condicionar seu corpo e seu cérebro dentro daquilo que é necessário para manter a concentração, principalmente nos momentos de estudo. Confira!

1. Livre-se de fatores externos e internos que atrapalham para manter o foco nos estudos

Muitas pessoas reclamam de como as redes sociais tiram o tempo delas, mas ninguém quer ficar sem! Por isso, não podemos desconsiderar a importância das tecnologias e da internet para auxiliar nos estudos. A dica é que você se monitore e tenha disciplina quanto ao uso dessas ferramentas e, na hora de estudar, tudo aquilo que não é parte do material que você vai utilizar deve ser desligado e retirado de cena.

A bagunça no ambiente escolhido para tais atividades também é um fator que interfere no momento de manter o foco nos estudos, por isso, deixe tudo organizado. Os materiais que você utilizará devem ficar com fácil acesso. Caso você tenha materiais de apoio no computador, as pastas precisam ficar ordenadas de acordo com suas necessidades, pois qualquer distração pode resultar no navegador da internet aberto no Facebook.

2. Organize seu dia de acordo com suas necessidades

Para manter o foco nos estudos é preciso organização! Criar cronogramas e planos de estudos semanais pode ser uma boa ideia. Mas é sempre bom lembrar que essas informações não precisam ser memorizadas, pois pode acontecer de você se distrair pensando em qual será sua próxima atividade, portanto, escreva tudo em um papel ou em uma agenda eletrônica.

Definir os objetivos de seus estudos é um grande passo para entender a necessidade de manter a concentração e adquirir os conhecimentos com qualidade e eficácia. Tenha em mente que todo esse esforço será recompensando quando suas metas forem atingidas. Assim, fica muito mais fácil persistir na manutenção da atenção nos momentos de estudo.

3. Separe um tempo para você

Mesmo que você esteja empolgado e queira dedicar sua vida aos estudos, é preciso equilíbrio. Durante o processo de aprendizado faça pequenas pausas, mais ou menos entre os 25 e 30 minutos. Evite que ela seja utilizada para o uso de redes sociais, pois isso pode prolongar esse momento.

Para manter corpo e mente saudáveis, beba muita água, caminhe um pouco e faça exercícios físicos sempre que possível. A concentração para os estudos, seja do dia a dia escolar ou para aprender um novo idioma ou qualquer outra atividade, depende muito de como você está fisicamente e psicologicamente.

4. Crie e desenvolva bons hábitos de estudo

Desenvolver uma cultura de estudos é importantíssimo para obter resultados positivos. Uma dica para criar esse hábito é a opção por horários fixos, pois assim você treina seu cérebro a entender que aquele momento do dia é exclusivo para tais atividades, não correndo o risco de ser pego pelo sono ou por qualquer pequena distração.

O que percebemos de fato é que independentemente de como você vai utilizar essas dicas e métodos, o essencial é saber usá-las dentro de suas possibilidades. Não adianta criar um cronograma de 5 horas diárias de estudo se você não tem esse tempo ou definir que vai aprender em 3 meses se você tem muita dificuldade e provavelmente precisaria de mais tempo. Seja flexível consigo, não se pressione e não carregue seu cérebro com informações além daquilo que é realmente necessário.

Agora que você já sabe como manter o foco nos estudos, que tal compartilhar essas informações com seus amigos em suas redes sociais?

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades