fbpx

Certificado TOEIC: o que é e para que serve?

Hoje em dia, falar inglês não é mais um diferencial no currículo, mas sim uma necessidade. Por isso, a busca por certificados internacionais de proficiência tem sido cada vez maior, e, inclusive, exigido por muitas empresas na hora da contratação. Mas em qual teste devo investir? Você já ouviu falar do certificado TOEIC?

O Test of English for International Communication (TOEIC) ou Teste de Inglês para Comunicação internacional é um certificado de proficiência reconhecido mundialmente. Criado pelo Educational Testing Service (ETS), o TOEIC é voltado principalmente para o ambiente profissional. Confira a seguir mais informações sobre o teste e a importância dele para sua carreira.

Como o certificado TOEIC pode ajudar na minha carreira?

Possuir o certificado TOEIC poderá ajudar você a tornar-se apto(a) para se candidatar a vagas em multinacionais. Afinal, muitas delas requerem o teste para aprovação dos candidatos. Só para você ter uma ideia, ele é o teste mais utilizado no mundo, e realizado anualmente por cerca de 7 milhões de pessoas.

As empresas utilizam o TOEIC como uma forma de comprovar que o profissional possui as habilidades comunicacionais em inglês necessárias para o cargo. E por ser um teste muito respeitado, as empresas confiam em seus resultados e também colhem os benefícios disso por não precisarem elaborar avaliações próprias para testar os conhecimentos dos candidatos.

Contratação

Um dos principais usos do TOEIC é feito pelas empresas na hora de contratar novos funcionários. Assim, ele pode ser exigido caso você se candidate a uma vaga em uma empresa estrangeira ou em uma multinacional com unidades instaladas no Brasil.

Ele também é muito usado por órgãos governamentais, universidades e outras instituições educacionais. Portanto, se você tem interesse em trabalhar em um desses segmentos, é fundamental comprovar a sua proficiência em inglês o quanto antes, por meio da sua pontuação no TOEIC.

Promoção e recolocação

E se você já trabalha em uma empresa multinacional, ou em um dos segmentos citados acima, o TOEIC ainda pode ser exigido quando há alguma oportunidade de promoção ou recolocação de cargo. Isso pode acontecer diante da possibilidade de o funcionário sair de um cargo que não exige conhecimento ou pede apenas o nível básico em inglês, para outro que exige um nível mais elevado.

Diferencial

Por fim, o TOEIC também pode ser um grande diferencial em seu currículo e colocá-lo entre os candidatos com maiores chances de preencher uma vaga, mesmo que esta não exija o certificado. Assim, provar seus conhecimentos e habilidades com a língua inglesa, vai deixá-lo muito mais perto de conseguir um excelente emprego numa grande empresa.

Como funciona o teste?

Atualmente existem dois testes diferentes. O principal é o Listening & Reading, que já existe há mais de 30 anos. Já o mais novo é o TOEIC Speaking & Writing, que avalia a capacidade de fala e escrita dos candidatos.

Como é elaborado por uma instituição dos Estados Unidos, o inglês exigido nas questões é em sua maior parte, americano, mas o teste também pode ser feito sem problemas por aqueles que aprenderam o britânico. Inclusive, nas questões de listening o candidato pode se deparar com diferentes sotaques, incluindo o britânico e o australiano, por exemplo.

As perguntas envolvem temas do dia a dia do mundo corporativo, como reuniões, viagens, vendas, negociações, planejamento, ligações telefônicas, diálogos empresariais, entre outros. Além disso, também podem ser abordados temas mais técnicos, como marketing, finanças, recrutamento, cargos e salários.

informações inglês

Listening & Reading

Com duração de cerca de duas horas e meia, o TOEIC possui 200 questões de múltipla escolha, divididas em duas partes: listening e reading, ou seja, escuta e leitura.

A seção 1, listening, que analisará a compreensão auditiva, tem duração de 45 minutos e contém 100 questões. Elas são divididas em: fotografia (20 itens), pergunta e resposta (30 itens), diálogos rápidos (30 itens) e diálogos curtos (20 itens).

Já a seção 2, reading, também é composta por 100 questões, mas possui uma duração maior, de 75 minutos. A prova é dividida em três partes: sentenças incompletas (40 itens), identificação de um erro (20 itens) e compreensão de texto (40 itens).

Algumas tarefas podem ser integradas, exigindo compreensão de listening e reading ao mesmo tempo. Nesses casos, o candidato precisa ouvir uma sentença e ler outra e, no fim, precisa comparar as duas de acordo com o que é pedido na questão.

Speaking & Writing

Com apenas 19 questões, o teste Speaking & Writing é feito online.

O Speaking test, por exemplo, que avalia a fala do candidato, possui 11 questões e 20 minutos para ser feito. Nele, as tarefas são:

  • Ler um texto em voz alta (2 questões);
  • Descrever uma fotografia (1 questão);
  • Responder a perguntas (3 questões);
  • Responder a perguntas utilizando as informações dadas (3 questões);
  • Propor uma solução (1 questão) e expressar uma opinião (1 questão).

Já no Writing test, o candidato tem 60 minutos para responder um total de 8 questões. Nele é preciso escrever uma frase com base em uma fotografia (5 questões), responder a uma solicitação escrita (2 questões) e por fim, escrever um texto opinativo (1 questão).

Qual a pontuação necessária para obter a certificação?

A nota no TOEIC tradicional pode variar entre uma pontuação mínima de 10 até a pontuação máxima, de 990. Ela determinará o nível em que você se encaixa de proficiência.

A nota final é dada pela soma da pontuação no listening e reading. As notas podem ser diferentes, significando que o candidato possui maior facilidade em uma área ou em outra.

Em resultados entre 10 e 180, considera-se que o candidato não possui proficiência no idioma. Para comprovar que você é proficiente em inglês é necessário obter, no mínimo, 185 pontos. A partir daí, os níveis de proficiência são divididos em:

  • 185 — 250: Memorized Proficiency
  • 255 — 400: Elementary Proficiency
  • 405 — 600: Elementary Proficiency Plus
  • 605 — 780: Limits Working Proficiency
  • 785 — 900: Working Proficiency Plus
  • 905 — 990: International Proficiency

Nos processos seletivos, a pontuação exigida é estabelecida de acordo com as necessidades e habilidades essenciais para cada cargo.

Já a pontuação do TOEIC Speaking & Writing é completamente diferente. Cada questão é avaliada com uma nota dentro de uma escala determinada e depois a soma delas é convertida em uma escala de 0 a 200.

Qual a validade do certificado TOEIC?

Sabe-se que todo idioma modifica-se ao longo do tempo e que é sempre necessário atualizar seus conhecimentos. Por isso, o certificado TOEIC, assim como vários outros, possui uma validade de dois anos.

E agora que você já entendeu como funciona, saiba também você pode fazer a prova de certificação TOEIC na My Target Idiomas. A My Target é autorizada para a aplicação desse teste de proficiência, além de oferecer aulas de preparação e simulados aos seus alunos.

Gostou desse conteúdo? Então, não perca a oportunidade de continuar aprendendo e baixe agora o nosso Manual do estudante de inglês!

manual do estudante de Inglês

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades