3 dicas para aprender inglês assistindo a séries

3 dicas para aprender inglês assistindo a séries

Quer aproveitar as horas de folga para aprender inglês? Pois saiba que, para isso, não é preciso carregar livros para todos os lados. Basta ligar a televisão ou acessar a Netflix pelo celular e aproveitar a gama de opções para aprender inglês com séries!

Você pode mesmo usar os seriados como uma forma de reforçar seus estudos e aprender inglês de um jeito divertido. Afinal, todos os anos, as principais emissoras estrangeiras lançam um pacote de novas séries.

De fato, material e diversão é o que não falta na hora de estudar inglês de maneira bem mais descontraída. Ainda assim, nem tudo é tão simples. É fácil dizer: “quer aprender inglês? É só assistir séries!”, mas, vá por mim: isso vai depender de diversos fatores, como o seu nível de conhecimento da língua, por exemplo.

Como você está usando a série para aprender, vão aparecer coisas que você não vai entender — e isso é normal! Para te ajudar com isso, neste post apresentaremos algumas dicas para você, realmente, aprender inglês com séries. Confira!

1. Escolha a série de acordo com sua temática

A vantagem da larga oferta de seriados é que você sempre encontra uma temática que tem mais a ver com seus objetivos e interesses.

Entre plantões médicos, cotidiano da polícia americana, dia a dia em pequenas vilas ou cidades enfestadas por zumbis, sempre vai ter uma série com a qual você vai se familiarizar mais, podendo usá-la como instrumento para aprender inglês.

Se você quer trabalhar sua pronúncia, por exemplo, a série Orphan Black é uma ótima opção, pois fala de uma mulher que tem vários clones, cada um de uma nacionalidade e um sotaque diferente. Aqui, a graça da série é justamente identificar as mudanças de linguagem que a atriz faz ao interpretar cada clone.

Em Once Upon a Time, por sua grande variedade de personagens, são diversos atores de diferentes países de língua inglesa — algo que fica claro se reparamos em seus sotaques.

Já para quem prefere um drama de vida familiar às antigas, Downtown Abbey não deixa a desejar e ainda garante um ótimo contato com o sotaque britânico.

Você também pode optar por séries com episódios mais curtos, como as comédias, mais conhecidas como sitcoms (situation comedies). Assim, além de rir um pouco, você vai ter contato com várias gírias e expressões idiomáticas. Nesse caso, qualquer uma das 10 temporadas de Friends é imbatível!

Na verdade, vale ressaltar que são muitas as sitcons ótimas para aprender inglês. Algumas mais novas, outras, mais antigas — porém, ganhando novas temporadas na Netflix, como é o caso de Gilmore Girls.

2. Para aprender inglês com séries, assista com e sem legendas

De fato, são diferentes as opiniões de professores e especialistas de ensino da língua inglesa sobre como proceder na hora de assistir a série escolhida. Mas alguns pontos levantados por eles acabam se convergindo. Vejamos os principais:

  • assistir a uma série em inglês sem legendas não fará, necessariamente, com que o aprendizado seja mais rápido;
  • como o foco está no aprendizado do idioma, vale a pena optar por séries com diálogos mais funcionais, e que falem sobre o cotidiano;
  • como você assistirá mais de uma vez o mesmo episódio, séries curtas são mais adequadas como instrumento de auxílio no aprendizado de inglês;
  • o ideal é assistir primeiro com legenda em português, depois, com a legenda em inglês, e uma terceira vez, sem legendas.

Esse último ponto pode mudar de acordo com o seu nível de fluência na língua. Até porque, com o tempo, a tendência é partir direto para o “sem legendas”.

De qualquer forma, lembre-se de que todo processo de aprendizado precisa de paciência e persistência. Então, vá sempre de acordo com suas possibilidades particulares.

3. Reveja as séries

Independentemente de você utilizar a série para aprender mais do idioma ou para manter o contato com ele, evite ficar pressionando o botão de pause continuamente, atrapalhando a exibição do episódio.

Para entender melhor as frases que passam batido e se familiarizar com o contexto, a melhor opção é rever cada um deles quantas vezes for preciso.

Mad Men, por exemplo — a série de 7 temporadas que fez história na TV mundial —, é ambientada entre anos 60 e 70 e, por isso, lança mão de diálogos que podem ser difíceis de se compreender para quem vive em pleno no século 21.

Assim, para absorver toda a riqueza da história do publicitário Don Draper e ainda aprender o inglês coloquial da década “Paz e Amor”, é necessário ver e rever o seriado (que chegou ao fim em 2015).

Aliás, é justamente por essa técnica de rever as séries ser indispensável para reforçar seus conhecimentos em inglês que é tão importante escolher séries do seu gosto, e iniciar com as que de episódios mais curtinhos.

Nesse caso, use as legendas a seu favor e, quando tiver um pouco mais de tempo, assista anotando as dúvidas que tiver. Depois, você poderá saná-las com profissionais preparados para o ensino de língua inglesa.

Pois é: vale sempre lembrar que, embora seja um ótimo recurso aprender inglês com série, o ideal é que você não abra mão de um curso de idiomas. Afinal, só ele será mesmo capaz de dar um upgrade no seu currículo.

Enfim, o que apresentamos neste post são técnicas para colaborar e acrescentar na efetivação da sua proficiência em inglês. Seja te preparando para exames de proficiência, como a certificação TOEIC (Test of English for International Communication) ou abrindo as portas para o aprendizado de outras línguas, como alemão, francês, mandarim, italiano e espanhol — que, aliás, também têm boas opções de seriados e filmes na Netflix.

E aí, gostou do nosso post? Como vimos, além de ser um ótimo instrumento de auxílio, aprender inglês com séries ainda é uma forma divertida de manter o contato com a língua nas horas de folga!

Então, agora que já viu as nossas dicas, que tal compartilhá-las nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a aprender inglês com séries também?

 

Target Idiomas

Escolas de inglês, espanhol, italiano, mandarim, alemão e francês, em Joinville. Cursos de idiomas empresas. Aulas de Inglês e intensivo. Certificação TOEIC e intercâmbio.